top of page

Volumes Anteriores

​

Neste Espaço você poderá baixar os volumes anteriores completos da Revista Encontro X.

​

Ano 2023

Revista Encontro X (V.7 N.03-2023) ISSN 2596-0024.
Reunión X Magazine (V.7 No. 03-2023) ISSN 2596-0024.

A IMPORTÂNCIA DOS ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS E INSPEÇÃO EM RADIOLOGIA INDUSTRIAL E A CONTRIBUIÇÃO DA ABENDI PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL

Pereira, Vitoria dos Santos1

​

​

RESUMO: O presente estudo foi desenvolvido através de pesquisas em artigos, livros de radiologia e uma visita feita na ABENDI no dia 01 de Junho de 2022 trazendo com grande objetivo apresentar um pouco da Radiologia Industrial e seu envolvimento junto a Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos (ABENDI), junto aos níveis técnicos de desenvolvimento profissional na Radiologia Industrial através da certificação pela CNEN com o intuito de demonstrar e guiar profissionais de radiologia a necessidade de uma qualificação para ingressar nessa área empregatícia e por fim a extrema importância de ensaios não destrutivos e de inspeção (END).


Palavras-chaves: ABENDI, Educacao, Ensaios nao destrutivos e inspeção Radiologia Insdustrial, CNEN.

CARACTERISTICAS E ATRIBUIÇÕES DA RADIAÇÃO ESPALHADA – ESPALHAMENTO COMPTON.

CARDENES, Alan Michelini1 CASOTE, Aline Ferreira2 TEIXEIRA, Gabriela Carlos3

​

​

RESUMO: Arthur Holly Compton descobriu que quando um feixe de raios X incidia sobre um Alvo de Carbono, um espalhamento ocorreu. No início, Compton não percebeu que nada estava errado desde que suas medições mostraram que o feixe que foi lançado tinha uma frequência diferente do feixe que havia sido lançado imediatamente após passar pelo alvo. Quando um fóton de raios X ou Raio Gama interage com um material, o espalhamento Compton é uma diminuição na energia (aumento no comprimento Onda). De acordo com a teoria ondulatória, este Conceito é correto uma vez que a Frequência de uma onda não é afetada por qualquer fenômeno que ocorre com ela, tornando-se uma característica da fonte da onda. Foi descoberto, através da experimentação, que a frequência dos raios-X espalhados sempre era menor do que a frequência dos raios-X incidentes, dependendo do ângulo de desvio. Compton, inspirou-se no método de Einstein, para explica que interpretou a interação dos raios-X como uma colisão de partículas, porém Compton foi mais à fundo e estudou a interação do ponto de vista da lei da conservação do momento linear, o que o levou a experimentos que o levou a crer que essa lei serviria para vários ângulos de espalhamento.


Palavras-chaves: Efeito Compton, raio x, radiação espalhada.

O RÁDIO E OS EFEITOS NOCIVOS DE SEU USO INDEVIDO

Rodrigues, Ellen Tais Rocha1; Almeida Filho, Francisco Antonio de 2

​

​

RESUMO: O presente artigo tem como metodologia a pesquisa bibliográfica, com o objetivo de discorrer sobre o elemento químico Rádio, de seu descobrimento, feito pelo casal Marie e Pierre Curie, ao seu histórico de aplicabilidades benéficas, que trouxeram avanços aos tratamentos oncológicos, e aplicabilidades inusitadas que alegavam fazer bem a saúde e estética, mas o resultado era o contrário disso


Palavras-chaves: Radioatividade, Rádio, Decaimento radioativo

Revista Encontro X (V.7 N.02-2023) ISSN 2596-0024.
Reunión X Magazine (V.7 No. 02-2023) ISSN 2596-0024.

A HISTÓRIA DA RESSONÂNCIA MAGNÉTICA: PRINCÍPIOS BÁSICOS E APLICAÇÕES GERAIS.
CARDENES, Alan Michelili1; RAMOS, Matheus Rogério2

​

​

RESUMO
A ressonância magnética (RM) é um exame de diagnóstico por imagem não invasivo, trata-se de um fenômeno físico onde são aplicados os pulsos de radiofrequência (RF) nas ondas eletromagnéticas que interagem com os átomos mais abundantes do nosso corpo: o hidrogênio. Processo de obtenção de imagens que usam um campo magnético e sinal de RF para produzir imagens de estruturas anatômicas através de uma fórmula matemática. Descoberta em 1946 por Bloch e seus colaboradores na Universidade de Stanford, na sequência, Purcell em Harvard que iniciou as aplicações na medicina, sendo um dos maiores avanços do século XX na área, vimos que houve uma grande parte de outros cientistas, físicos muito importante até a sua descoberta. A RM vem auxiliando e sendo aplicada atualmente em diversas áreas da medicina no diagnóstico de massas, nódulos, aneurismas, abscessos, lesões múltiplas, processos inflamatórios, cânceres e traumatismos.


Palavras-chaves: Ressonância magnética, diagnóstico, aplicações.

COMO FORMAR IMAGEM COM CAMPO MAGNÉTICO
Alves Ricardo1

​

​

RESUMO
Existe muita movimentação de elétrons em uma folha de grafeno. Com apenas dois diodos é possível transformar o movimento browniano em energia e com o sistema sanduíche é possível interpretar os sinais elétricos com a interação de uma placa com a outra se houver energia em uma delas.
O sistema de Thibado substitui o campo elétrico necessário para a técnica sanduíche pois a própria placa pode gerar este trabalho ao contrário do que Richard Feynman acreditava o movimento browniano sim gera trabalho e continuo.
A partir de transistores e capacitores é possível cronometrar o tempo e a posição de cada incidência sobre o grafeno e armazenar esta informação como energia, dês que o circuito seja feito com o alinhamento de pastas de oxido de silício nos locais de maior deslizamento de elétrons fazendo milhares de pigmentos no dielétrico como para-raios de elétrons e pequenos fios interligando cada ponto destas pastas em uma linha horizontal, e as linhas verticais são apenas a numeração de cada circuito e cada linha horizontal deve apresentar um transistor para identificar a passagem da corrente e obter a informação. Com um programa é possível fazer a leitura destas informações pois já se obtêm a posição exata de cada pixel. A energia tem que seguir sempre para a direção do transistor, o sistema de Thibado é o suficiente para gerar energia para o programa ler os sinais, os sinais são baixos porém o programa ira comparar as oscilações dos transistores da folha de cima em relação a de baixo e o tempo das oscilações de um back-up para o outro definira a quantidade de elétrons que o programa deve ler.
 

Palavras-chaves: Radiologia, Campo Magnético, Imagem.

Correlação da Dose de Radiação Ionizante entre os Sistemas CR e DR no estudo Radiológico do Tórax.
Correlation of the Ionizing Radiation Dose between the CR and DR Systems in the Chest X-ray study.

Prof. Ms. Ricardo Silva Simão1; Prof. Ms. Oliveira Martins de Barros2; Prof. Esp. Ricardo Aparecido Saraiva Santos3

​

​

RESUMO
As imagens radiológicas apresentam informações relevantes que podem contribuir para o diagnóstico e tratamento do paciente. No processo de formação das imagens radiológicas, é importante a implementação de protocolos que permitam a aplicação da menor dose de radiação ionizante, sem a perda da qualidade da imagem radiológica. Nas últimas três décadas, houve grande avanço na formação da imagem radiológica, através de novos equipamentos e sistemas digitais, em substituição as telas filmes, utilizadas nos exames de raios X analógico. Atualmente existem dois sistemas que geram imagens digitais, o Computed Radiography (CR) e Digital Radiography (DR). Apesar dos sistemas CR e DR gerar imagens adequadas para interpretação médica, as doses de radiação ionizante necessárias para gerar as imagens resultantes, são variadas devido às diferentes sensibilidades das placas receptoras de radiação ionizante. A proposta deste estudo foi quantificar as doses de radiação ionizante independente entre os dois sistemas, utilizando um phatom antropomórfico de Tórax. Portanto, deve-se adotar um equilíbrio entre a Kilovoltagem (kV) e miliamperagem por segundo (mAs) no qual a dose de radiação seja otimizada e a imagem seja adequada para o laudo médico.


Palavras-chaves: receptor de imagem; sistema CR; sistema DR; dose de radiação ionizante.

INFLUÊNCIA DE LENÇÓIS E COBERTORES SOB FEIXE CLÍNICO DE RADIAÇÃO DE FÓTONS E DE ELÉTRONS
PEREIRA, Carolina Chaves de Brito Baione1; ZEITUNI, Carlo Alberto2

​

​

RESUMO
Atualmente uma das principais modalidades para o tratamento de câncer é a teleterapia através de Aceleradores Lineares. Estes equipamentos são capazes de produzirem feixes de fótons e elétrons com energias e doses adequadas para eliminar as células tumorais. Os fótons são utilizados para lesões mais profundas e os elétrons para lesões mais superficiais. Os dispositivos utilizados próximos ao paciente podem causar atenuação na dose de radiação, aumentando a dose na pele e deslocando a curva da dose de profundidade em direção à superfície do paciente. Muitos estudos são encontrados em relação ao impacto das doses causados pela mesa de tratamento e pelos acessórios de imobilização, como as máscaras termoplásticas e os imobilizadores a vácuo, porém nenhum estudo caracterizou a influência dos tecidos sintéticos utilizados para cobrir o paciente. O objetivo deste trabalho foi medir a influência do lençol e / ou cobertor na atenuação de dose de radiação de fótons e elétrons gerados em aceleradores lineares. Estas medições foram calculadas no sistema de planejamento de tratamento (TPS) e comparadas com os dados adquiridos no acelerador linear (AL), gerando dados para que se possa padronizar procedimentos. Os resultados indicam que a influência desses materiais é insignificante na atenuação da dose de radiação para as energias de fótons. Para os feixes de elétrons mais energéticos o uso destes materiais pouco influencia na atenuação de seus feixes, já para energia de elétrons menos energética o uso destes materiais deve se restringir a apenas um lençol.
 

Palavras-chaves: radioterapia, atenuação, influência, dose, bólus.

Ano 2022

Revista Encontro X (V.6 N.02-2022) ISSN 2596-0024.
Reunión X Magazine (V.6 No. 02-2022) ISSN 2596-0024.

 IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO CONTINUADA NO CURSO SUPERIOR EM RADIOLOGIA FRENTE AO MERCADO DE TRABALHO.

VASCONCELOS, Rafael Souza da Silva; NERI, João Paulo Dieb; COSTA, Regina Mara Bezerra; FERNANDES, Jéssica Josie.

​

RESUMO

Com a constante evolução de equipamentos e protocolos aplicados ao seguimento da saúde no âmbito do radiodiagnóstico e terapia, cresce a necessidade e exigências a todos os profissionais das Técnicas Radiológicas de estarem preparados para um mercado de trabalho cada vez mais exigente, por isso, este trabalho apresenta a importância da educação continuada no curso superior em Radiologia frente ao mercado de trabalho e demonstra o nível de conhecimento do Tecnólogo dentro do curso de Radiologia. Justifica-se essa pesquisa considerando que o tema educação permanente é de grande importância para alunos de nível superior em Radiologia, assim como para toda a comunidade acadêmica, sendo preciso explorar o modo de proporcionar a reflexão sobre a realidade da educação no Brasil, seja no âmbito da Educação presencial como da Educação à distância (EAD). Este trabalho foi desenvolvido com o auxílio das redes sociais, essas por sua vez corroboraram na divulgação e captação de informações. O instrumento de coleta de dados foi um formulário online produzido na plataforma Google Forms. Não houve custos para o desempenho da atividade, pois, a plataforma é disponível de forma gratuita na internet. A pesquisa foi estabelecida entre três (3) condições: graduados, graduandos e sem formação superior (técnicos em radiologia). Dentro do universo dos entrevistados houve maior número de alunos graduandos do curso tecnológico em Radiologia, cerca de 55% dos entrevistados, os outros 45% corresponderam a: 31 % (alunos graduados) e 14 % (alunos sem formação superior).
PALAVRAS-CHAVE: Educação, Tecnólogo, Mercado de Trabalho.

Ano 2021

Revista Encontro X (V.5 N.04-2021) ISSN 2596-0024.
Reunión X Magazine (V.5 No. 04-2021) ISSN 2596-0024.

IODOTERAPIA PARA PACIENTES COM HIPERTIROIDISMO CAUSADO POR DOENÇA DE GRAVES

RIBEIRO, Chaves Letícia Miriã; SANTOS, Rodrigues Sheila Ariadine; FONTOURA, Carlos Eduardo da Silva; MEDEIROS, dos Santos Vivaldo

 

RESUMO
O presente trabalho apresenta uma breve revisão bibliográfica acerca do hipertireoidismo causado pela doença de Graves e de seu tratamento com iodoterapia. O objetivo desse estudo é aprimorar o conhecimento sobre o assunto de maneira rápida, organizada e acessível, ressaltando os sinais, sintomas e principais distúrbios que estão relacionados a essa patologia, discutindo a eficiência dos tratamentos utilizados. A metodologia empregada foi feita por meio de um levantamento da bibliografia produzida e publicada em bases indexadas, como SciELO e LILACS, entre os anos de 2001 e 2021. As palavras-chave pesquisadas foram: “tireoide”, “hipertireoidismo”, “doença de Graves” e “idodoterapia”. Foram analisados 16 artigos em português, e a escolha dos autores se deu pela maior variedade de conteúdos apresentada sobre o tema e respectiva credibilidade. O estudo concluiu que, de acordo com as pesquisas investigadas, o tratamento com iodoterapia possui inúmeras vantagens em relação a outros tratamentos da Doença de Graves.
PALAVRAS-CHAVE: Tireoide, Hipertireoidismo, Doença de Graves, Iodoterapia

A MAMOGRAFIA COMO MÉTODO EFICAZ DE RASTREIO E DIAGNÓSTICO DE CÂNCER DE MAMA: UMA BREVE REVISÃO DA LITERATURA

ANDREO, Andreia; ANDRÉ, Viviane Leão; FONTOURA, Carlos Eduardo da Silva; MEDEIROS, Vivaldo dos Santos

RESUMO
O câncer de mama é um dos tipos de tumores que mais afetam as mulheres no Brasil e possui fatores de risco genéticos, hormonais e ambientais bem determinados. Esta patologia é um grande problema de saúde pública devido aos altos custos associados ao seu tratamento e ao seu impacto em morbimortalidade. O exame mais comum e eficiente para o seu rastreio e diagnóstico precoce é a mamografia. No entanto, em algumas situações especificas, a mamografia tem sua eficácia afetada, dificultando a detecção dos tumores e acarretando, muitas vezes, um falso diagnóstico. Estes fatos têm estimulado a proliferação de informações incorretas sobre o assunto, que interferem na adesão da população a este exame. Tendo em vista as informações mencionadas, o presente trabalho tem por objetivo apresentar uma breve revisão bibliográfica acerca da mamografia como método eficaz no rastreio e diagnóstico do câncer de mama. A metodologia empregada foi a realização de um levantamento da bibliografia em português, publicadas em bases indexadas, como Scielo, CBR, LiLACS e em sites como Google Scholar, Instituto Nacional do Câncer e Ministério da Saúde, entre os anos de 2000 e 2020. As palavras pesquisadas foram “câncer de mama”, “diagnóstico do câncer de mama” e “rastreio do câncer de mama”. O estudo concluiu que a mamografia é o único exame que, quando realizado rotineiramente por mulheres na faixa de 40 a 75 anos, na ausência de quaisquer sintomas nas mamas, diminui o risco de morte por câncer de mama.
PALAVRAS-CHAVES: Câncer de mama, Mamografia, Diagnóstico precoce.

Revista Encontro X (V.5 N.03-2021) ISSN 2596-0024.
Reunión X Magazine (V.5 No. 03-2021) ISSN 2596-0024.

A FERRAMENTA DA QUALIDADE CICLO PDCA COMO AUXÍLIO NO PLANEJAMENTO DE ENSINO DO CURSO TECNÓLOGO EM RADIOLOGIA

THE PDCA CYCLE QUALITY TOOL AS AID IN TEACHING PLANNING FOR THE TECHNOLOGIST COURSE IN RADIOLOGY

​

DIAS, Amanda Guedes Gimenes; SILVA, Sidnei de Souza

RESUMO
O planejamento de ensino de uma disciplina é de responsabilidade do docente, e a sua realização correta resulta em um trabalho de qualidade e eficiência, porém elaborá-lo na prática pode gerar diversas dúvidas e ser dificultoso ao docente do curso de tecnólogo em radiologia, pois o segmento de atuação do profissional graduado em radiologia geralmente é no diagnóstico por imagem, sem nenhuma experiência com a área acadêmica. Quando o profissional busca aperfeiçoamento, como por exemplo, uma pós-graduação em docência de nível superior, ele adquire conhecimentos das teorias e técnicas que o auxiliarão, e um tema que geralmente não está na grade curricular de disciplinas da pós-graduação na área da docência, são as ferramentas da qualidade que podem auxiliar no planejamento de ensino na prática. O ciclo PDCA e o diagrama de ISHIKAWA fazem parte das
ferramentas da qualidade, e são fundamentais para a gestão das empresas como: planejamento e definição de metas, atividades para se alcançar um objetivo e praticar a melhoria contínua de processos, produtos e serviços. O objetivo deste artigo é apresentar as ferramentas da qualidade ciclo
PDCA e o diagrama de ISHIKAWA e como elas podem auxiliar no planejamento de ensino, tanto para docentes iniciantes na área, quanto para os veteranos do curso de tecnólogo em radiologia. A elaboração deste artigo foi possível graças à revisão bibliográfica de livros, artigos científicos, artigos
periódicos, e sites pertinentes à área de planejamento de ensino e ferramentas da qualidade.
PALAVRAS-CHAVE: Ciclo PDCA. Docência. Planejamento. Ensino.

OS PRINCIPAIS ACIDENTES NUCLEARES DESDE A DÉCADA DE 1950

PAGANO, Amanda Larocca 

RESUMO
O presente estudo tem como objetivo a realização de um levantamento bibliográfico, nacional e internacional, em artigos científicos, revistas, teses, dissertações, dentre outras fontes de pesquisa, para abordar o tema sobre os acidentes nucleares mais conhecidos no mundo. Como se sabe, a  radiação ionizante está presente em nosso dia-a-dia, são utilizadas na área médica para diagnóstico e tratamento (como exemplo, a radioterapia), mas também é usada na indústria. Muitos países, inclusive o Brasil, possui usinas nucleares, que fornecem energia elétrica para população em nosso planeta. A energia elétrica fornecida por usinas nucleares representa cerca de 16%. Embora, a radiação seja benéfica, precisa que os trabalhadores da área sejam pessoas capacitadas para não ocorrer acidentes. Apesar de todos os esforços e tecnologias empregadas na segurança das usinas nucleares, diversos acidentes ocorreram ao longo dos anos. Neste artigo, separamos dez usinas nucleares que foram alvo de acidentes catastróficos e relatamos um pouco sobre cada um.
PALAVRAS-CHAVES: Radiação. Energia. Desastre. Acidente Nuclear

CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA POR COVID-19: um estudo de caso na visão dos discentes em uma IES.

RIBEIRO, Daniela Santos; SANTOS, Silvia Karla Dias dos; MELO, Maria Célia Conceição de

RESUMO
Neste artigo, analisamos como os estudantes de uma instituição de ensino superior de alguns cursos da área da saúde, compreenderam o processo da construção da aprendizagem em um cenário de ensino remoto emergencial em tempos de pandemia por Covid-19. Estabelecemos a hipótese de que é eficaz o desenvolvimento do conhecimento através do engajamento no ambiente virtual de aprendizagem. Consideramos que os discentes têm compreensão que o meio de consolidar seu aprendizado através do ensino remoto emergencial, em tempos de pandemia por Covid-19, é possível e está sendo desenvolvido por intermédio da participação e engajamento nas estratégias adotadas pelos docentes para atender a continuidade do ensino.
PALAVRAS-CHAVE: Pandemia por Covid-19; educação à distância; educação remota; Tecnologia; ambiente virtual de aprendizagem.

EXAMES DE IMAGEM COM RADIAÇÃO ELETROMAGNÉTICA E RISCOS AO DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO E FETAL

COSTA, Letícia Gomes; FORNY, Isabela Iguatemy; GUMIERI, Dhiego Donizete Ferreira

RESUMO
Durante a gestação, a mulher pode ser submetida a diversos exames de imagem, os quais podem afetar o desenvolvimento fetal e embrionário. A ocorrência desses efeitos depende da dose de radiação absorvida e da idade gestacional. O presente trabalho teve como objetivo conhecer os riscos que os exames de imagem com radiação eletromagnética podem causar ao desenvolvimento do concepto. O procedimento utilizado foi a revisão bibliográfica de 9 artigos disponíveis nas bases de dados SciELO, MEDLINE, Lilacs e Google Acadêmico, que abordaram os riscos ao desenvolvimento embrionário e fetal. Os riscos à gravidez são maiores nas 2 primeiras semanas de gestação. Considera-se risco de morte fetal neste período quando a exposição for superior a 100 mGy e há risco de interrupção da gravidez se for superior a 250 mGy. Todavia, não existem exames radiológicos que exponham o feto a este nível de radiação, mas, numa combinação de exames, isto pode ocorrer. Neste caso, é preconizado o uso de ultrassonografia e ressonância magnética. Portanto, a exposição à radiação ionizante na maioria dos exames é segura e não oferece risco significativo ao feto, e para isto, é importante que o médico radiologista conheça os risco e oriente de maneira adequada a gestante.
PALAVRAS-CHAVE: Radiologia, gravidez, fatores de risco.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO PARA A NEFROPATIA INDUZIDA POR CONTRASTE
                                                                                                                                                                                        POMMERENING,
Lucas; LOPES, Aimar Aparecida

​

RESUMO
A nefropatia induzida por contraste (NIC) é caracterizada como piora da função renal decorrente da administração de contraste intravenoso, excluídas outras causas. Frequentemente, se manifesta como insuficiência renal aguda, sem redução do débito urinário. As medidas de prevenção baseiam-se na
reparação das causas que levam à evolução da nefropatia por contraste. Por meio de uma revisão da literatura, este trabalho tem como objetivo descrever a patogênese da nefropatia induzida por contraste, destacando as orientações essenciais para o seu manuseio para prevenir sua ocorrência.
PALAVRAS-CHAVE: Nefropatia; Contraste; Prevenção.

RADIOLOGIA À DISTÂNCIA: EDUCAÇÃO CONTINUADA EM TEMPOS DE PANDEMIA
                                                                                                                                                                                                                            JÚNIOR,
José Carlos de Jesus

​

RESUMO
A pandemia trouxe a oportunidade de alinhar a criatividade à tecnologia, permitindo que o processo de educação continuada fosse possível. Dentro desse cenário, a área da radiologia registrou um avanço e um paradigma: a acessibilidade justa e a qualidade do conteúdo. Assim como, estabeleceu uma diferenciação entre os docentes e uma evolução didática entre os discentes. O isolamento social privou o convívio no ambiente educacional, contudo, proporcionou tempo de qualidade para o desenvolvimento do conhecimento. Apesar das limitações, a necessidade de renovar o segmento
tornou-se diferencial entre os profissionais da área.
PALAVRAS-CHAVE: Pandemia, radiologia, educação continuada, educação à distância, isolamento social, evolução didática.

Revista Encontro X (V.5 N.02-2021) ISSN 2596-0024.

Reunión X Magazine (V.5 No. 02-2021) ISSN 2596-0024.

A IMPORTÂNCIA DA MAMOGRAFIA PARA O DIAGNÓSTICO PRECOCE DA DOENÇA ARTERIAL CORONARIANA.

ZANINI, Bruna Silva LOPES, Aimar Aparecida

 

RESUMO

O presente artigo, visa correlacionar o uso da mamografia, que é popularmente conhecida como método de rastreio para o câncer de mama, com a doença arterial coronariana, com base nas calcificações arteriais mamárias, um achado casual radiológico. As doenças cardiovasculares representam 45% da mortalidade feminina, o que implica atenção, com uso constante de tecnologias e pesquisas científicas para contribuir com um diagnóstico precoce e um prognóstico efetivo. Estratégias preventivas podem ser eficazes quando direcionadas a pacientes com risco de DAC.

PALAVRAS-CHAVE: Mamografia; Calcificações mamárias; Doença Cardiovascular; Doença arterial coronariana; fatores de risco.

A IMPORTÂNCIA DA RADIOGRAFIA DE OMBRO APLICADA AO DIAGNÓSTICO DA TENDINITE CALCÁRIA DO OMBRO

SOUZA, Jeferson Santos de; ALMEIDA FILHO, Francisco Antonio de

 

RESUMO

A radiografia do ombro é um exame de diagnóstico por imagem que utiliza raios X. A tendinite calcária do ombro é uma reação inflamatória que acomete os tendões do ombro. Este trabalho tem como objetivo evidenciar a importância da radiografia de ombro no diagnóstico da tendinite calcária localizada na região do ombro.

PALAVRAS-CHAVE: Diagnóstico por imagem; Tendinite calcária; raios X; Radiografia de ombro.

A LUDICIDADE AUXILIANDO O APRENDIZADO DA TÉCNICA DE MAMOGRAFIA (UMA EXPERIÊNCIA PESSOAL)

LOPES, Aimar Aparecida

 

RESUMO

A realização do exame de mamografia exige conhecimento teórico, mas também um excelente domínio da técnica. O profissional deve também demonstrar destreza, precisão e delicadeza nos movimentos. Assim, o ensino da técnica de mamografia torna-se pouco eficaz quando se usa somente a didática expositora. O uso de jogos e artefatos simples pode auxiliar e incrementar o trabalho em sala de aula.

PALAVRAS-CHAVES: Ludicidade; Docência Lúdica; Jogos Didáticos.

AVALIAÇÃO DA COVID-19 NA TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA

SANTOS, Robelia Brito de Almeida; SOBRINHO, Michele da Silva; LOPES, Aimar Aparecida 

 

RESUMO

COVID-19, uma doença infecciosa que pode ocasionar doenças respiratórias, gastrointestinais, hepáticas e neurológicas. Até o momento que foi escrito este artigo, no Brasil, há 4.147.794 casos, sendo 3.355.564 recuperados. O objetivo deste artigo é descrever a importância da avaliação pulmonar pela tomografia computadorizada, enfatizando as principais características na imagem e sua associação com o estágio da doença. Para atingir o objetivo foi realizada uma revisão de literatura médica através de estudos de artigos científicos. Os artigos foram pesquisados em bibliotecas eletrônicas e bases de dados. São diversos os achados de COVID-19 na tomografia computadorizada de tórax, entre os mais comuns estão a opacidade de vidro fosco podendo evoluir para uma pavimentação em mosaico. Normalmente, a lesão é bilateral e periférica. Após a realização deste artigo concluiu-se que o exame de tomografia computadorizada (TC) de tórax consegue demonstrar diversas alterações ocasionadas pela COVID-19. Apesar da TC não ser recomendada para rastreio da doença, é possível verificar a extensão da lesão a nível pulmonar e acompanhar a evolução da doença.

PALAVRAS-CHAVES: COVID-19; Tomografia Computadorizada; Coronavírus.

AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DA RADIAÇÃO IONIZANTE E DIAGNÓSTICOS POR IMAGEM EM UMA DETERMINADA POPULAÇÃO DA CIDADE DE ARACAJU – SE

LIMA, Vitória Carolina Spósito de; SILVA, Thaiane Santos 

 

RESUMO

Os diagnósticos por imagem são de tamanha importância para prevenção e tratamento de patologias, contribuindo cada vez mais para a medicina, emitindo ou não radiação ionizante. Entretanto, devido aos acidentes históricos, a população associa a radiação a malefícios para o organismo. Diante disso, o presente artigo tem como objetivo obter dados e avaliar o conhecimento da radiação ionizante e diagnóstico por imagem de uma determinada população da cidade de Aracaju, situada no Estado de Sergipe. A metodologia utilizada para essa avaliação foi uma abordagem por meio de questionário, com análise descritiva e apresentada em forma de gráficos e tabelas com números absolutos e percentuais. A amostra foi constituída de 106 indivíduos jovens, na faixa etária de 15 a 20 anos. Os resultados obtidos foram inesperados no que diz respeito ao conhecimento dos tipos de diagnósticos por imagem e utilização da radiação ionizante na realização dos exames. Conclui-se, portanto, que se torna necessária a apresentação dos conteúdos sobre os tipos de exames e seus protocolos, e, juntamente com a colaboração dos pacientes, vários fatores podem ser agregados.

PALAVRAS-CHAVE: Conhecimento; Radiação ionizante; Diagnóstico por imagem.

DOENÇA DE PAGET ÓSSEA

ABREU, Andressa de Jesus Souza; LOPES, Aimar Aparecida. 

 

RESUMO

A doença de Paget óssea, também conhecida como osteíte deformante, é uma condição patológica osteometabólica localizada e crônica, sendo descrita por uma remodelação óssea que se inicia tipicamente com uma reabsorção excessiva do tecido ósseo, seguido por um aumento desordenado e estruturalmente fraco. A doença de Paget tem uma incidência maior em alguns países e raramente ocorre em pessoas com menos de 40 anos. O diagnóstico pode ser obtido através de exames laboratoriais e achados radiográficos. O tratamento consiste em terapia medicamentosa e em casos incomuns é necessária a realização de procedimentos cirúrgicos. A doença de Paget, geralmente não é uma patologia grave ou com potencial alto de morte, e a maioria dos pacientes afetados apresentam sintomas considerados leves e que são suprimidos pelo tratamento medicamentoso.

PALAVRAS-CHAVE: Doença de Paget; Osteíte Deformante; Tecido Ósseo; Diagnóstico.

DOENÇA DO CORONAVÍRUS (COVID-19): IMPACTO PSICOLÓGICO NA POPULAÇÃO EM GERAL E NOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE ATUANTES NO DIAGNÓSTICO POR IMAGEM

 

MONTEIRO, Marinez Samora; LOPES, Aimar Aparecida 

 

RESUMO

Com a pandemia por COVID-19 no final de janeiro de 2020 se espalhando rapidamente por vários países, as autoridades recomendaram hábitos de higienização mais severos e distanciamento social em uma tentativa de diminuir a contaminação de pessoa para pessoa. Com o isolamento, a população em geral obteve um aumento, ou até mesmo, desenvolveram problemas psicológicos, sendo a ansiedade o principal, preocupações com as incertezas do futuro, com a saúde, o emprego, os estudos e com o bem-estar de parentes. Os profissionais da saúde que estão na linha de frente encontram-se sobrecarregados e preocupados porque existe a possibilidade de contaminarem algum ente querido, e também, preocupados com a falta de insumos nas instituições para o combate ao coronavírus. Para ter uma pequena noção dos impactos psicológicos que a pandemia causou, foi realizado de forma online, um questionário para melhor compreensão da situação. Os resultados são apresentados neste trabalho.

PALAVRAS-CHAVE: Pandemia; Isolamento; Coronavírus; Impactos psicológicos.

IMAGENS RESULTANTES DA SUBTRAÇÃO MAMOGRÁFICA POR DUPLA ENERGIA: REVISÃO DE LITERATURA 

BARROS, Oliveira Martins de; LASEVICIUS, Cristina de Araújo; SIMÃO, Ricardo Silva.

 

RESUMO

Para favorecer a detecção precoce do câncer de mama são fundamentais o rastreamento e o diagnóstico precoce. Porém, vários desafios são encontrados na realização de exames para detecção precoce de tumores, entre eles, resultados falsos positivos ou negativos, pouca disponibilidade de acesso, alto custo, entre outros. O exame de mamografia é padrão ouro nos programas de rastreamento em mulheres sintomáticas e, apesar de econômico, pode levar a diagnósticos imprecisos, principalmente em mamas densas. A fim de melhorar a acurácia no diagnóstico precoce, está em estudo a utilização de uma técnica complementar ao padrão ouro, que é a Subtração Mamográfica por Dupla Energia (SMDE). Este trabalho teve como objetivo realizar uma revisão de literatura sobre a técnica de SMDE, para a detecção de câncer de mama. Há técnicas inovadoras e promissoras, cujas experiências ainda estão no campo da simulação, utilizando simuladores para representarem a mama humana e o uso de agentes de contraste para melhor diferenciação dos tecidos, somados à aplicação da SMDE para detectar microcalcificações precocemente. Essas técnicas apontam para a necessidade de novos estudos para a supressão dos ruídos, propõem alterações nos equipamentos de raios X, calibração com o uso de simuladores líquidos e o uso de ferramentas baseadas em modelos analíticos, o que contribui para um diagnóstico mais precoce do câncer de mama.

PALAVRAS-CHAVE: Mamografia; Dupla Energia; Radiação Ionizante; Câncer de Mama.

IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO POR IMAGEM NA FRATURA DO RADIO DISTAL

SOUZA, Riley Ribeiro de ALMEIDA FILHO, Francisco Antonio de

 

RESUMO

As fraturas do antebraço são frequentes e, dentre estas, a mais comum é a da extremidade distal do radio, também conhecida como fratura de Colles ou de Smith’s, caracterizada pela perda da continuidade óssea, ou devido a quedas sobre as mãos. O autor abrange a importância e a eficácia da realização do Raios X, ressaltando que o bom posicionamento contribui para um diagnóstico por imagem de qualidade.

PALAVRAS-CHAVE: Fratura de Rádio; Raio-x; Fratura de Colles; Fratura Distal; Queda.

REAÇÕES ADVERSAS NO USO DE MEIOS DE CONTRASTE IODADOS EM EXAMES RADIOLÓGICOS

POMMERENING, Lucas; LOPES, Aimar Aparecida.

 

RESUMO

Os meios de contraste iodados, substâncias mais comumente utilizadas nos exames de diagnóstico por imagem, permitem a diferenciação de estruturas anatômicas com densidades semelhantes e por consequência, aspectos dos órgãos internos com opacidades similares. O uso imprudente destes medicamentos, pode proporcionar no organismo o surgimento de reações adversas, que são classificadas de acordo com o grau de severidade em leves, moderadas e graves. Este trabalho tem por objetivo descrever as reações adversas aos meios de contraste iodados em sua utilização nos exames radiológicos, suas propriedades físico-químicas e uma síntese das medidas preventivas.

PALAVRAS-CHAVE: Meio de contraste iodado; Reações adversas; Exames radiológicos.

Ano 2020

Revista Encontro X (V.4 N.03-2020) ISSN 2596-0024.

Reunión X Magazine (V.4 No. 03-2020) ISSN 2596-0024.

IMPORTANCIA DE LA INTERDISCIPLINARIEDAD FRENTE A CASOS DE BAJA INCIDENCIA. A PROPOSITO DE UN CASO

NOLLA DE LEÓN, Matias Sebastián; HERNANDEZ CENCIÓN, Manuel; BOGLIACINO VIRÉ Vanesa; HUART SOTTOLANO, Natalia; 

FRESENGA, Nicolás Casales

 

​

RESUMEN

Se expone el diagnóstico, evolución, resolución y seguimiento de un caso de patología ósea infrecuente analizando el accionar del equipo de salud desde el concepto de interdisciplinariedad. Se destaca la implicancia que este tipo de comunicación entre las distintas especialidades médicas tiene para lograr una mayor eficacia y eficiencia a la hora del manejo de casos de baja incidencia. Este caso único refleja los resultados publicados en la literatura.  

PALAVRAS-CHAVE: Interdisciplinariedad, Hemangioendotelioma, Trabajo en Equipo.

ANALISE DOSIMETRICA DE UM LABORATORIO DE RADIOBIODISTRIBUIÇÃO IN VIVO USANDO CaSo4 :DY

CAMPOS, Rafael Ferreira; CAMPOS, Vicente. De Paulo; ARAUJO, Elaine Bortoleti

 

RESUMO

Na rotina de produção de alguns tipos de radiofármacos é necessário realizar um ensaio de biodistribuição animal para cada lote produzido. A farmacocinética e biodistribuição em modelo animal são importantes para avaliar o comportamento do radiofármaco in vivo. Entretanto, todo estudo que envolve a manipulação de fontes radioativas não-seladas requer cuidados especiais de radioproteção. Foi realizado um estudo de monitoração de um laboratório de biodistribuição animal utilizando dosímetros termoluminescentes de CaSO4:Dy e os valores de doses foram comparados com os níveis de referência. O estudo se mostrou eficaz para auxiliar o Supervisor de Proteção Radiológica a tomar decisões quanto à classificação das áreas e para planejar as rotinas de operações de modo a diminuir as doses dos operadores.

PALAVRAS-CHAVE: Radioproteção, Dosimetria, Radiofármacia.

FISCALIZAÇÃO EM AMBIENTE DE TRABALHO COMO IMPACTO NA VIDA DE PROFISSIONAIS E PACIENTES QUE UTILIZAM RADIAÇÕES IONIZANTES

VASCONCELOS, Rafael Souza da Silva

 

​

RESUMO

A energia ionizante, que promove alto risco à saúde de profissionais e pessoas do público, merece um destaque especial. As radiações ionizantes externas podem ser controladas operando-se com três parâmetros: tempo, distância e blindagem (ou barreira). Ademais, o uso dos EPIs é uma forma de proteção estabelecida por lei, entretanto, é negligenciado por alguns, o que colabora para erros operacionais e exposições desnecessárias. O conhecimento a respeito da legislação, sobre a segurança no trabalho, é deficitário no Brasil, o que sugere a necessidade de educação permanente em saúde, gerando um ambiente de trabalho que impacta diretamente na vida dos profissionais que atuam com radiação ionizante e pacientes que necessitam desta. O Objetivo geral é avaliar ações de fiscalização das regulamentadoras ANVISA e CNEN, em ambientes que utilizam radiação ionizante. O objetivo específico, é identificar o cumprimento das leis estabelecidas pelas em ambiente de trabalho e propor estratégias de Educação Permanente em Saúde, capazes de dialogar com o cenário descrito pelas regulamentadoras.

PALAVRAS-CHAVE: CNEN; ANVISA; Legislação; Radiação Ionizante.

SATISFAÇÃO DA PACIENTE NO EXAME DE MAMOGRAFIA E O PAPEL DO PROFISSIONAL EM RADIOLOGIA

POMMERENING, Lucas; LOPES, Aimar Aparecida

 

 

RESUMO

O câncer de mama é uma patologia bastante temida pelas mulheres, o que reflete altamente em seu estado físico, emocional e social. O diagnóstico é experimentado como um período de profunda ansiedade e preocupação, tanto pela paciente, quanto pela sua família, em que a chance de morte e amputação, se manifesta de maneira impactante. Como método de diagnóstico, a mamografia é o mais eficaz na detecção precoce do carcinoma de mama, entretanto, para muitas mulheres, o exame é visto como um quadro de ameaça ao invés de mais um exame adicional ao diagnóstico. Através da aplicação de um questionário à mulheres que realizaram o exame de mamografia, este trabalho tem por objetivo abordar as reações das pacientes associadas ao exame, bem como a atuação do profissional em Radiologia durante a realização do mesmo.

PALAVRAS-CHAVE: Mamografia; Câncer de mama; Diagnóstico; Ansiedade; Patologia.

IRRADIAÇÃO DE ALIMENTOS: FATOS E MITOS DESTE MÉTODO

SILVA, Kelvin Henrique Sales da; SILVA, Rulian Felipe Sales da; MICHELIS, Leandro; CERUTTI, Fabrício Loreni da Silva

 

 

RESUMO

A irradiação dos alimentos é um método físico de conservação em que o alimento recebe dose de radiação ionizante no qual a exposição é feita em temperatura ambiente. O objetivo do presente trabalho foi realizar um levantamento sobre o conhecimento da população sobre irradiação de alimento. Para isso foi elaborado um questionário onde obtivemos um total de 408 participantes que responderam o questionário e cada uma das perguntas presentes no questionário foi complementada com artigos sobre cada questão. Perante os dados extraídos da pesquisa concluímos que 68% responderam não ter conhecimento sobre a irradiação de alimentos e 62% dos participantes apontarem a irradiação como um método prejudicial à saúde do consumidor. Devido a falta de conhecimento sobre irradiação de alimentos deve-se procurar formas de informar melhor as pessoas fazendo propagandas nas empresas e escolas desta forma desmistificando os mitos da irradiação de alimentos e sobre os efeitos da radiação e como ela pode ser aproveitar em todas as áreas em que possam nos trazer avanços positivos.

PALAVRAS-CHAVE: Segurança alimentar. Conservação. Irradiação.

TROMBOEMBOLISMO PULMONAR AGUDO: RELAÇÃO ENTRE O ESTUDO SECCIONAL HUMANO POR IMAGEM UTILIZANDO BANCO DE DADOS ‘’VISIBLE HUMAN PROJECT’’:  UM RELATO DE CASO

FRANÇA, Danielle Cristina Honorio; GUMIERI, Dhiego Donizethe FerreiraPACHIEGA, JulianneSOUSA, NatáliaBORGES, Údyson Ávila

 

RESUMO

 

O Tromboembolismo pulmonar agudo (TEP) é considerado um quadro de grande importância médica devido a sua alta letalidade, sua ampla prevalência mundial e quadro clínico inespecífico. Contudo, nota-se na angiotomografia de artérias pulmonares, um dos exames mais utilizados para diagnosticar TEP, uma demora fisiológica do trânsito de contraste até as artérias pulmonares em decorrência da possível interação entre a anatomia torácica e a fisiopatologia do tromboembolismo pulmonar. Sendo assim, objetivou-se associar os achados de imagem do paciente em estudo com a anatomia seccional do tórax e ao TEP agudo.

PALAVRAS-CHAVE: Anatomia Seccional, Tromboembolismo Pulmonar, Anatomia Tomográfica.

A EFICIÊNCIA DO RAIOS-X NA DETECÇÃO DA SÍNDROME DO IMPACTO DO OMBRO

ZANINI, Bruna Silva; ALMEIDA FILHO, Francisco Almeida de²

 

RESUMO

A síndrome do impacto do ombro (SIO) esta associada a lesões da cintura escapular. Na maioria das vezes relacionada à microtraumatismos, degeneração ou déficit de força muscular. Esse trabalho tem o objetivo de evidenciar, através de uma releitura, a eficácia do raios-X, bem como as incidências e posicionamentos radiográficos, na avaliação e diagnóstico da SIO.

PALAVRAS-CHAVE: Ombro; Raios-x; Síndrome do impacto; Cintura escapular; Radiografia.

TENOSINOVITE ESTENOSANTE – OU DEDO EM GATILHO

 SANTANA, Edson Ferreira; ALMEIDA FILHO, Francisco Antonio de

 

RESUMO

O dedo em gatilho é uma codição que causa dor, rigidez e uma sensação de bloqueio ou travamento quando você dobra e endireita o dedo. Conhecida também como tenosinovite estonosante. O dedo anelar e o polegar são os mais frequentemente afetados. Tecnicamente a ação ocorre quando o tendão desenvolve um nódulo ou edema da película envolvente. Quando o mesmo fica edemaciado, o movimento não ocorre, pois bloqueia a entrada do tunel( bainha do tendão flexor), provocanco dor,ressaldo e sensação de prisão do dedo, ocorrendo um bloqueio não sendo possível dobrar ou esticar o dedo.

PALAVRAS-CHAVE: Tenosinovite, dedo em gatilho, polia A1, bainha, contratura, LER, nódulo.

ANÁLISE RADIOGRÁFICA PARA ESTUDO DE JOELHO FLUTUANTE

NOGUEIRA, Lucas, Larissa; ALMEIDA FILHO, Francisco Antônio de²

 

RESUMO

As fraturas ipsilaterais do fêmur e da tíbia têm sido nomeadas como lesões do tipo joelho flutuante, agregando combinações diafisárias, metáfisárias e intra-articulares às fraturas. Têm-se observado uma elevada incidência de lesões sobretudo em membros inferiores, frequentemente em pacientes politraumatizados, por traumas de alta energia culminando em extensa lesão óssea e de tecidos moles. A partir destas fraturas, muitas vezes expostas, alguns agravantes como rigidez do joelho, má consolidação, consolidação tardia ou não consolidação, bem como, inviabilidade de sustentar peso são critérios para se buscar o diagnóstico preciso, hospitalização e conduta terapêutica adequada para restaurar a qualidade de vida.

PALAVRAS-CHAVE: joelho; lesão; fratura; instabilidade articular; traumatismo do joelho.

DIAGNÓSTICO COM TÉCNICAS DE RADIOLOGIA GERAL

Aspectos Radiológicos em Felinos Domésticos com Hérnia Diafragmática.

ROMPINELLI, Bruna Santos; SILVA, Israel Santos; ALVES, Jenifer Apolinário; SANTOS, Karolline Francisca; JESUS, Thaina Marinho Azevedo; 

VALE, Vanessa Pereira Silva

 

RESUMO

A hérnia diafragmática é uma ruptura em uma das cúpulas do diafragma (músculo fundamental para respiração), podendo ser classificadas em congênitas ou adquiridas, diretas ou indiretas, verdadeiras ou falsas. As injúrias diagramáticas são comuns em felinos de pequeno porte e geralmente causadas por um trauma torácico, fazendo com que o animal apresente problemas como dificuldades respiratórias e circulatórias, sendo assim faz-se necessário verificar os aspectos radiográficos da hérnia diafragmática. O objetivo do artigo é descrever o melhor método para diagnóstico conclusivo da ruptura e surgimento de hérnias diafragmática. A metodologia utilizada para análises foram artigos científicos, livros, entrevista e visita técnica, as quais descrevem a radiografia convencional como método “ouro”, que através da aquisição de imagens possibilita a visualização da descontinuidade da linha do diafragma.  Para uma boa qualidade de imagem é necessário um posicionamento adequado realizando quando possível método de contenção. Concluímos então, que o melhor método para diagnóstico são as radiografias convencionais simples pela sua rapidez, facilidade de acesso e melhor custo benefício.

PALAVRAS-CHAVE: Hérnia; Diafragma; Radiografia convencional.

Revista Encontro X (V.4 N.02-2020) ISSN 2596-0024.

Reunión X Magazine (V.4 No. 02-2020) ISSN 2596-0024.

HUMANIZAÇÃO HOSPITALAR RADIOLÓGICA NO SETOR PEDIÁTRICO

LIMA, Edna Relich Pires de; SCAVONE, Simone Samara Pizzi; SILVA, Carlos Edimundo; SILVA, João Lucas Correia da; FERRAREZ, Kedley Arias; BACCHIEGA, Patrícia Porto.

​

RESUMO
Esta pesquisa tem por objetivo principal a humanização, descobrir o que as pessoas esperam de um ambiente hospitalar voltado para exames radiológicos e como os profissionais atuam. O estudo foi realizado no período do estágio, tendo a base da literatura revisada e direcionado a partir de pesquisa de natureza descritiva com uma abordagem qualitativa através de dois formulários, um para o profissional e outro questionário voltado para as crianças e ou acompanhantes em atendimento de diagnóstico por imagem. O Hospital das Clínicas nos ajudou a ter um maior conhecimento acerca do assunto relacionado Humanização, identificando as dificuldades que o profissional na área da saúde tem em dar um atendimento.
PALAVRAS-CHAVE: Humanização; Radiologia; Pediatria.

Densitometria óssea – Avaliação da DMO, variações técnicas e tecnológicas relacionada ao método DXA
                                                                                                                                                                         MENEZES, Vera Lucia de Amaral; LOPES, Aimar Aparecida

 

RESUMO

Visto que o exame de densitometria óssea é descrito como exame padrão ouro, a (ISCD) ( sociedade internacional de densitometria clínica) descreve que o paciente realize seus exames sempre no mesmo lugar e no mesmo equipamento, pois sabemos que medidas com diferentes equipamentos DXA (absortometria de raios-X de dupla energia) podem ter resultados diferentes dependendo do sítio examinado.¹

Aparelhos idênticos do mesmo fabricante podem gerar uma diferença de até 2% quando as devidas calibragens são realizadas. Não é recomendado que estudos seriais sejam realizados em equipamentos de fabricantes diferentes.

O objetivo desse artigo é mostrar medições realizadas em vários equipamentos DXA (absortometria de raios-X de dupla energia) no qual iremos mostrar se existe diferença no resultado das medições em diferentes equipamentos sendo da mesma marca mas modelos diferentes, outras medições em equipamentos da mesma marca e modelo. Tendo como base pesquisas em livros de densitometria óssea e normas da ISCD(sociedade internacional de densitometria clínica).

PALAVRAS-CHAVES: Densitometria; Phantom e medidas quantitativas.

CORE BIÓPSIA MAMÁRIA

                                                                                                                                                                                                                             SOBRINHO, Michele da Silva

 

RESUMO

O câncer é uma doença ocasionada pela multiplicação desordenada das células, gerando células anormais que também se multiplicam e assim formam o tumor. O câncer de mama em mulheres representa 29% dos casos, já em homens apenas 1%. Para chegar ao diagnóstico final é necessário realizar uma análise histopatológica, através de uma biópsia. Tendo em vista o diagnóstico, o objetivo deste artigo é descrever sobre a core biópsia, esclarecendo suas principais características através de uma revisão de literatura. Através do estudo pode-se concluir que há um alto porcentual de câncer de mama entre as mulheres e que a core biópsia traz ótimos resultados de análise, demonstrando sua confiabilidade e evitando procedimentos mais caros e invasivos.

PALAVRAS-CHAVES: Câncer de mama; Core biópsia e biópsia mamária.

GERENCIAMENTO DE SISTEMAS DE IMAGENS NA RADIOLOGIA ODONTOLÓGICA, FORMAÇÃO E ENTENDIMENTO DE REDES E PROCESSOS JURÍDICOS

                                                   ALVES, Camila C; FARIAS, Luana D; MAGALHÃES, Rebeca J; MARQUES, Fernanda; SCAFI, Guilherme M; ALMEIDA, Francisco.

 

RESUMO

O trabalho consiste em mostrar como se funciona uma rede e como são enviados os dados por ela para entendermos o que é o PACS que é um dos recursos da área da saúde mais utilizados para se manusear arquivos e imagens digitais de diagnósticos por imagem dentro de um hospital e dentro da odontologia, que por sinal anda se desenvolvendo em relação a segurança de informação no que se diz respeito à implementação de leis e atas que reforçam conceitos antigos sobre o assunto e que é que real. Este artigo também cita o que é o DICOM e as leis que entraram em vigor atualmente sendo ela a Lei n.º 8.935/94.

PALAVRAS-CHAVES: TCP/IP; OSI; PACS; DICOM e notariais.

IMAGIOLOGIA RADIOLÓGICA NA IDENTIFICAÇÃO DA DEXTROCARDIA

RADIOLOGICAL IMAGIOLOGY IN DEXTROCARDY IDENTIFICATION

                                                                                                                                                                                                                                   JÚNIOR, Valdetrudes Paz

 

RESUMO

Esse trabalho teve como objetivo a Imagiologia radiologica referente a Dextrocardia, trata-se de um estudo de revisão de literaturas disponíveis em meios eletrônicos disponíveis nas bases de dados de revistas cientificas, livros e sites correlatos a área de estudo em idioma português e inglês, sobre a anomalia e o diagnostico por imagem radiológica na modalidade Radiografia. A Dextrocardia é uma anormalidade congênita rara em que o coração está fora de posicionamento habitual Situs solitus isto é, encontra-se virado para o lado direito do corpo, tal anormalidade pode ocorrer de forma independente apenas o coração Situs Inversus solitus ou conjunto com outros órgãos Situs Inversus totalis, desta forma a imagiologia radiológica permite fazer uma análise precisa com a utilização de aparelhos tais como Raios X diagnostico, Digital ou convencional.

PALAVRAS-CHAVES: Dextrocardia; Imagiologia; Radiologia; Situs solitus; Situs inversus totalis, e situs inversus solitus.

A IMPORTÂNCIA DO POSICIONAMENTO ADEQUADO NO DIAGNÓSTICO POR IMAGEM DE FRATURA POR ESTRESSE DO OSSO ESCAFÓIDE

CODINHOTO, Marcos Roberto; ALMEIDA FILHO, Francisco Antônio de

 

RESUMO

Fraturas por estresse normalmente podem ocorrer a partir de repetições ou aumento de intensidade em treinos, causadas por um acúmulo de ondas de impacto e geralmente são microscópicas. Este trabalho tem por finalidade salientar a importância de um posicionamento adequado nos serviços de diagnóstico por imagem de fratura por estresse do osso escafoide.

PALAVRAS-CHAVES: Escafoide; Fraturas por estresse; Diagnóstico e posicionamento.

CIRÚRGIA DE ARTICULAÇÃO PROXIMAL DE ÚMERO: ARTROPLASTIA

                                                                                                                                                                               SILVA, Thaís Ion; ALMEIDA FILHO, Francisco Antonio

 

RESUMO

No ano de 1893, segundo Lugli, foi realizada a substituição da primeira articulação de ombro, feita pelo cirurgião francês Pean. A partir de 1950, com relatos de Neer, a artroplastia de ombro evoluiu com o aumento de melhores resultados clínico. (Motta Filho et al – 2009)

As fraturas de extremidade proximal de úmero em adultos representam cerca de 4 - 10% de todas as fraturas, sendo o mais frequente a queda da própria altura. Em fraturas com pouco desvio são utilizados uma tipoia por quatro semanas e depois é feito fisioterapia, já em desvios instáveis é indicado à cirurgia. A artroplastia é utilizada quando não há outro tratamento e geralmente é feito em pacientes idosos, com fraturas de quatro partes onde é mais difícil a fixação por causa da porose óssea. (Cará Monteiro et al - 2011).

PALAVRAS-CHAVES: Artroplastia de úmero; Artroplastia de ombro e ombro.

ESTUDO DE ARTROSE NO JOELHO POR IMAGEM DE RADIOGRAFIA DIGITAL

                                                                                                                                                                  SILVA, Roberto de Jesus; ALMEIDA FILHO, Francisco Antônio

RESUMO
Os principais fatores causador da artrose no joelho são: idade, obesidade, lesões das cartilagens, pratica de esporte de alto impacto, lesões dos meniscos e lesões dos ligamentos, O objetivo do trabalho é Correlacionar e analisar a metodologia da Radiografia digital e com carga utilizada no
diagnóstico do joelho. Analisando o comportamento mecânico do joelho durante a obtenção dos exames com carga.
PALAVRAS-CHAVES: Artrose;  Joelho; Dor e radiografia digital.

SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO

                                                                                                                                  FRANZONI CAETANO, Leandro SilverioALMEIDA FILHO, Francisco Antonio de

 

RESUMO

A síndrome do túnel do carpo possui um grande espectro de sintomas, sendo que os mais comuns são dor na mão, punho e antebraço, com uma prevalência de aproximadamente 5% na população total. Esta patologia é decorrente da compressão do nervo mediano interior do túnel do carpo no pulso, que com o aumento da pressão dentro do compartimento pode gerar os sintomas relacionados. Foi demonstrado também que pacientes gravidas possuem maior chance de desenvolver esta síndrome, assim como pessoas que utilizam de forma excessiva as mãos, pessoas com excesso de peso corporal, com hipotireoidismo, insuficiência renal, diabetes e artropatia inflamatória. O diagnóstico mais comum são testes específicos e estudos eletrofisiológicos, que podem ser realizados com pacientes de qualquer idade, e normalmente a radiografia lateral do punho é realizada nos pacientes também. Tendo em vista as informações anteriores, o presente trabalho visou realizar a revisão da literatura, para ser possível identificar os principais mecanismos desta síndrome, além de prevalência, diagnóstico e tratamento.

PALAVRAS-CHAVES: Túnel do Carpo; Radiografia; Eletrofisiologia; Revisão da literatura e punho.

​

UMA REVISÃO SOBRE LEUCEMIA MIELÓIDE AGUDA (LMA)

                                                                                                                                                                         PAGANO, Amanda Larocca; FURQUIM, Celina Mainardes

​

RESUMO

O presente estudo tem como objetivo geral fazer uma realização de um levantamento bibliográfico de artigos científicos e livros sobre a Leucemia Mielóide Aguda (LMA), também chamada de leucemia não linfocítica aguda. Embora a LMA não tem uma causa definida como observada no levantamento bibliográfico de como surge essa patologia, há diversas causas que possam influenciar no desenvolvimento da mesma. Observamos através dessa pesquisa como a LMA se desenvolve através do corpo humano de uma forma sutil e fatal, que pode ser passada despercebida e quando o paciente através da confirmação de um diagnóstico, já não tem um prognóstico positivo. Com esse artigo de revisão buscamos informar melhor sobre essa doença apresentando sobre os glóbulos brancos, sobre a LMA, como se desenvolve, causas, sintomas e tratamento.

PALAVRAS-CHAVES: Leucemia; Câncer; Glóbulos brancos; Medula óssea e radiação.

Revista Encontro X (V.4 N.01-2020) ISSN 2596-0024.

Reunión X Magazine (V.4 No. 01-2020) ISSN 2596-0024.

APLICAÇÃO DO METAMATERIAL NO SEGMENTO DOS SETORES DE DIAGNOSTICO POR IMAGEM

DOMINGUES, Alessandro de Souza; NOGUEIRA, Dandara Daniel; FERREIRA, Ezequiel Dias; SILVA, Jairo Jackson Santos da; AMORIM, Lucicleia Nascimento; COSTA, Valcilene de Jesus; SILVA, Adailton Lourenço da

RESUMO
Este artigo apresenta a evolução da inovação tecnológica com a utilização de metamateriais que ao ser empregados em áreas de interesse pode se obter melhores resultados. Os metamateriais esta revolucionando a engenharia com sua ampla tecnologia de aplicações, facilitando o domínio da ciência, e com isso varias áreas e pessoas serão beneficiadas com o uso desses metamateriais, equipamentos de diversos setores farão um melhor desempenho resultando em melhorias. A tecnologia cresce cada dia mais então devemos estar atentos a esses avanços tecnológicos.
PALAVRAS-CHAVES: Radiologia; Metamateriais e setores diagnóstico de imagem.

MENSURAÇÃO DO ÍNDICE CARDIOTORÁCICO (ICT) COM BAIXA DOSE DE RADIAÇÃO UTILIZANDO PHANTOM DE TÓRAX ADULTO
Image analysis of an adult chest Phantom for measurement of the Cardiothoracic Index (CTI) with low dose of radiation

​

ARAUJO, Denilson Silvestre; RODRIGUES, Silvia Cristina Martini; SILVA, Alessandro Pereira da; BOSCHI, Silvia Regina Matos da Silva; 

SCARDOVELLI, Terigi Augusto; NAUFEL, Daniel Zambusi; COLLA, Talita Gamallo; NASCIMENTO, Augusto Voltaire do; 

MARQUES, Márcio Alexandre; ALMEIDA FILHO, Francisco Antônio de; LIMA, Patricia Américo

RESUMO
O estudo radiográfico do tórax constitui um método introdutório de rotina para avaliação de pacientes com doenças pulmonares, pleurais, mediastinais e do arcabouço ósseo torácico, sintomáticos ou assintomáticos, tornando possível evidenciar a evolução da doença. Observa-se que na prática é que para alguns pacientes em tratamento o acumulo de dose no organismo se torna exagerado, por isso há uma necessidade de diminuição dessa dose sem a perda da qualidade da imagem. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um protocolo que diminua a dose de radiação sem a perda de qualidade da imagem em exames de tórax em adultos, em que se avalia o índice cardiotorácico. Utilizou-se um aparelho de raio-X Sectional Chest Phatom SK200 e um phantom de tórax adulto corresponde a um adulto com altura de 1,70 cm e peso médio 75 kg. Foram obtidas 48 imagens utilizando esse phantom, sendo 24 da técnica convencional e 24 da técnica proposta neste trabalho (Técnica-teste). Foram colocados 2 dosímetros para cada técnica na região do quadrante superior esquerdo do phantom. As análises foram feitas utilizando-se os resultados dos dosímetros e de formulário de avaliação médica. Os valores encontrados nos dosímetros foram de 8,6 mSv no acumulado de 24 disparos para a técnica convencional e 6,6 mSv no acumulado de 24 disparos para Técnica-teste e o valor de Índice Cardiotorácico em AP do phantom foi de 0,49 e em PA foi de 0,43. Como resultado obtido evidenciou-se que baixando o kVp, mA e mAs as imagens mantiveram a qualidade proporcionando a possibilidade de um laudo eficiente, com isso diminuindo o índice de exposição do paciente. Conclui-se nesse trabalho a possibilidade dessa nova técnica fazer parte do protocolo de exames de tórax para o estudo do índice cardiotorácico.
PALAVRAS-CHAVES: Raio-X; Tórax; Dose de radiação e Sectional Chest Phatom SK200.

NANOROBO DESOBSTRUIDOR DE ARTÉRIAS, UM AVANÇO DA MEDICINA
                                              ARAMAKI, Thamires Bottechia; PALMIERI, André Vinicius Magalhães; SILVA, Indalécia Melo; CORREA, Jonas Eduardo da Silva

​

RESUMO
Este artigo apresenta uma abordagem sobre nanorobô, mostrando o avanço da medicina, em que permiti mostrar a manipulação e a observação de uma célula de modo direto, tornando tanto o diagnóstico quanto os tratamentos mais seguros e eficazes. Os nanorobôs poderão remover obstruções no sistema circulatório, matar as células cancerosas ou assumir a função de organelas subcelulares. O presente estudo tem como objetivo mostrar que os nanorobôs tratam ou previnem doenças no sistema circulatório substituindo o cateterismo (procedimento na radiologia intervencionista), como desobstruidor de artérias. Os mecanismos nano-tecnológicos podem vir a ser aplicados nas mais diversas áreas da medicina.
PALAVRAS-CHAVES: Nanorobô; Nanomedicina; Nanosensores; Artérias; Avanços e medicina.

ANALÍSE DA QUALIDADE DE VIDA NO AMBIENTE DE TRABALHO DOS PROFISSIONAIS DA RADIOLOGIA

                                                                                                                                                                                            PAGANO, Amanda Larocca; CHIOCA, Lea Rosa

 

RESUMO
O trabalho ocupa um importante papel na vida do indivíduo, uma vez que ele passa boa parte do seu dia no trabalho. A relação entre qualidade de vida e trabalho é considerada um fator de grande impacto no desempenho dos profissionais da área da saúde. Este artigo teve como objetivo a aplicação de um questionário sobre qualidade de vida no ambiente de trabalho a 20 profissionais da área da radiologia (técnicos e tecnólogos) no pronto socorro da cidade de Ponta Grossa - PR. Com esse estudo notamos que os profissionais de radiologia sentem-se muito satisfeitos com seu trabalho (50% dos entrevistados), sendo que as principais respostas positivas englobaram aspectos técnicos da realização do trabalho, a estabilidade, e com 50% das respostas sendo muita satisfação ficou a sensação de realização que tem com o trabalho. Dentre os aspectos avaliados negativamente, os principais pontos foram com relação ao salário, volume de trabalho, chance de progresso, relacionamento interpessoal e em relação à política da empresa. Como conclusão tivemos um resultado satisfatório, de maneira geral para a maioria dos aspectos avaliados pelo questionário, havendo poucas perguntas que apresentaram um maior índice de insatisfação. Com isso foi possível pontuar os principais fatores positivos e negativos que possam estar influenciando a qualidade de vida no trabalho, visto que a qualidade de vida no trabalho contribui para o comprometimento com o trabalho, produtividade e motivação.
PALAVRAS-CHAVES: Satisfação; Estabilidade; Motivação; Técnicos e tecnólogos em radiologia.

RAIOS-X DE JOELHO APLICADO NO DIAGNÓSTICO DE FRATURA POR ESTRESSE TIBIAL

                                                                                                                                                             POMMERENING, Lucas; ALMEIDA FILHO, Francisco Antonio de

 

RESUMO
As fraturas por estresse são rupturas microscópicas dos ossos, ocasionadas por um acúmulo de ondas de impacto. Podem se originar a partir de um aumento repentino da intensidade, volume ou  mesmo de uma alteração no tipo de treino, sendo esta a causa principal. Este trabalho tem por objetivo destacar a aplicação do raio-x de joelho no diagnóstico de fratura por estresse tibial.
PALAVRAS-CHAVES: Joelho; Fratura por estresse; Raio-x e diagnóstico.

A IMPORTÂNCIA DA TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA NO PLANEJAMENTO RADIOTERÁPICO EM CÂNCER DE PRÓSTATA

THE IMPORTANCE OF COMPUTED TOMOGRAPHY IN RADIOTHERAPY PLANNING FOR PROSTATE CANCER

                                                                                                                             ALVES, Paulo Henrique Dutra; SILVA, Sidnei de Souza; DREHER, Ana Rosa Analia 

​

RESUMO
O objetivo deste artigo é indicar a importância da tomografia computadorizada no planejamentoradioterápico de câncer de próstata, visando junto às pesquisas, relatos e indicativos com índices literários, entender todo processo de simulação, desde as marcações fidedignas no corpo do paciente
ou acessório até o momento de planejar todo o procedimento. Vão demonstrar também as diferenciações dos tomógrafos para planejamentos radioterápicos mostrando suas principais características. É importante ressaltar que em se tratando da radioterapia, o volume alvo deve ser bem definido considerando os volumes sadios poupando-os de sobredoses. Tal processo de suma importância não seria possível sem a presença da tomografia computadorizada.
PALAVRAS-CHAVES: Tomografia computadorizada; Câncer de próstata e planejamento radioterápico.

ESCANOMETRIA DOS MEMBROS INFERIORES: Benefícios da utilização de equipamento de Raios X Digital na escanometria MMII.

                                                                                                                                                                                   BARROS, Marcelo Leonardo de; SIRAQUI, Emerson

 

RESUMO
O plano sagital divide o organismo ao meio em partes semelhantes separando em direito e esquerdo. Semelhantes porque existem poucas diferenças entre elas. Aproximadamente 70% da população apresenta desigualdade de membros inferiores, essa diferença pode, dependendo da classificação,  atrapalhar a qualidade de vida. Essas diferenças podem ser funcionais ou estruturais e classificadas em discreta moderada ou grave. Além da análise clínica, o exame radiológico é o mais utilizado para essa análise. Por ser um exame rotineiro nas unidades de exames radiológico é importante que seja
executado com eficiência e sempre que possível com a menor utilização de dose e de repetição de exame. Os equipamentos de Raios X digitais vem colaborar para a melhora da eficiência ao se produzir o exame radiológico.
PALAVRAS-CHAVES: Escanometria; Raios X membros inferiores e panorâmica membros inferiores.

II CONGRESSO NACIONAL RADIOLOGIA EM FOCO

 

RUPTURA DIAFRAGMÁTICA EM FELINO DOMÉSTICO – RELATO DE CASO

ANACLETO, Agatha Cristina Dias; FERNANDES, Renata Avancini; REIS, Daniela Alcântara Leite dos; SOUZA, Karoline Maia de; 

SILVA, Marcos Vinícius Mendes

​

RESUMO
As hérnias ou rupturas diafragmáticas acontecem quando há a interrupção na continuidade do diafragma, podendo ser congênitas ou adquiridas. Geralmente é decorrente de traumas, provocando o deslocamento dos órgãos abdominais para o interior da cavidade torácica. Consideradas raras, com incidência global de 0,8 a 5,8%, geralmente os cães são mais acometidos do que os gatos, sendo emsua maioria machos jovens, na faixa etária de um a dois anos, de pequeno porte, e sem raçadefinida; e em mais 94% dos casos encontram-se associadas a múltiplas lesões, com elevadamorbidade e mortalidade. No presente trabalho, esta enfermidade foi estudada através de umarevisão de literatura e um relato de caso foi analisado. O mesmo é de um felino doméstico, fêmea, com aproximadamente três meses de idade, resgatado das ruas, que apresentava dificuldades
respiratórias, sendo que a partir de exame radiográfico constatou-se a ruptura diafragmática, e posteriormente foi realizada correção cirúrgica.
PALAVRAS-CHAVES: Ruptura diafragmática; Hérnia diafragmática; Diafragma e trauma.

II CONGRESSO NACIONAL RADIOLOGIA EM FOCO

 

SUBLUXAÇÃO ATLANTOAXIAL - RELATO DE CASO EM CANINO DA RAÇA CHIHUAHUA

ANACLETO, Agatha Cristina Dias; FERNANDES, Renata Avancini; REIS, Daniela Alcântara Leite dos; SOUZA, Karoline Maia de; 

SILVA, Marcos Vinícius Mendes

​

RESUMO
A subluxação atlantoaxial, também conhecida como instabilidade atlantoaxial e luxação atlantoaxial, é uma afecção que acomete principalmente cães de raças pequenas e geralmente jovens. Esta enfermidade se dá a partir de uma instabilidade da articulação atlantoaxial, podendo ser uma doença de caráter congênito ou adquirido que causa compressão da medula espinhal e das raízes nervosas, resultando em cervicalgia e deficiências neurológicas em graus variáveis, como ataxia, tetraparesia ou tetraplegia. O objetivo do presente trabalho foi realizar uma breve revisão bibliográfica a respeito desta enfermidade, evidenciando suas principais características, e relatar um caso de ocorrência da mesma, acompanhado durante período de estágio voluntário.
PALAVRAS-CHAVES: Subluxação; Instabilidade; Atlantoaxial e cães.

APLICAÇÃO DA TERMOGRAFIA PARA PRÁTICA EM AVALIAÇOES DE LESÕES ARTICULARES EM CÃES UTILIZADOS PARA TORNEIO DE CORRIDAS.

SAMPAIO, Jean Paulo de Sousa; SILVA, José Jailson da; SILVA, Leticia Galdino da; SOUZA, Rute Maria Moreira; SOUZA, Valéria Queiroz de 

 

RESUMO
A termografia é originalmente definida como um método de sensoriamento que possibilita a medição de temperatura e a formação de imagens térmica de um objeto ou corpo. Na medicina é um método por infravermelhos para análise não invasiva e não radioativa, capaz de visualizar funções fisiológicas relacionadas com a temperatura da pele. A termografia capta a luz infravermelha emitida pelo corpo através das alterações do fluxo sanguíneo e transforma em imagens. Proporciona um mapeamento visual da temperatura da pele, tornando possível ajudar no diagnóstico de diferentes patologias: lesões musculares, neurológicas, reumatológicas, doenças vasculares, ginecológicas, ortopédicas, e na medicina esportiva. Devendo não ser esse método utilizado como única alternativa de investigação. Na medicina veterinária, desde os anos 60 a termografia tem sido utilizada em equinos para a detecção de várias lesões ortopédicas. A partir daí, ela tem evoluído tornando-se uma importante ferramenta para auxiliar também no diagnóstico das patologias em cães. Tratando-se de um estudo experimental o objetivo desse trabalho é destacar qual a participação da aquisição de imagens por infra-vermelhos na eficácia de identificação de risco para métodos de prevenção de lesões, e como pode ser utilizado para ferramenta de treinamento para cães de corrida.
PALAVRAS-CHAVES: Termografia; Método e temperatura.

Ano 2019

Revista Encontro X (V.3 N.04-2019) ISSN 2596-0024.

Reunión X Magazine (V.3 No. 04-2019) ISSN 2596-0024.

II CONGRESSO NACIONAL RADIOLOGIA EM FOCO

 

PERCEPÇÃO DOS ESTAGIÁRIOS DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA SOBRE AS MEDIDAS DE RADIOPROTEÇÃO - VÍDEO-ARTE*

CANTUÁRIA, Aline de Souza; CARREIRA, Luciana Brandão

 

RESUMO

O objetivo deste estudo foi descrever a percepção dos estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Radiologia acerca das medidas de Radioproteção regulamentadas pela Portaria 453/98. Para a realização deste estudo, foi elaborado um questionário, a fim de avaliar uma amostra causuística de 27 participantes convidados a participarem espontaneamente da pesquisa, sendo todos iniciantes da prática no estágio. Os resultados demonstraram lacunas no conhecimento sobre radioproteção e uma percepção da metodologia de ensino enfadonha e meramente decorativa. Assim, como ferramenta de intervenção no ensino, houve a produção de um vídeo-arte, como promoção à melhoria da articulação teórico-prática do processo ensino-aprendizagem.

PALAVRAS-CHAVES: Radiologia; Educação médica e diagnóstico por imagem.

A UTILIZAÇÃO DO QUIZIZZ.COM COMO MÉTODO AGREGADOR DE APRENDIZAGEM NO CURSO TÉCNICO EM RADIOLOGIA                                     

                                                                                                                  PAZ, JÚNIOR Valdetrudes

​

RESUMO

O presente traz informações sobre a utilização da plataforma virtual gratuita quizziz para agregar aprendizagem no curso Técnico em Radiologia, atuando como um complemento metodológico ao conteúdo disciplinar ora utilizado na didática educacional, em contra partida visando analisar a utilização pelos alunos e aceitabilidade.

PALAVRAS-CHAVES: Radiologia; Quizziz; Questões e aprendizagem.

HISTÓRIA DOS RAIOS X E O INÍCIO DA PROTEÇÃO RADIOLÓGICA

BARBOSA, Eduardo Almeida Vieira; SILVA, José Rubens da

​

RESUMO

A história da radiologia começou com Wilhelm Conrad Röentgen, físico alemão, que graças a sua curiosidade perante os raios catódicos fora do tubo, em 8 de novembro de 1895, envolveu um tubo com uma cobertura de papelão preto e, por algum tempo, ficou observando as descargas elétricas que lhe aplicava. Röentgen percebeu que um cartão de platino cianeto de bário brilhava debilmente durante as descargas. Após pesquisar, descobriu um novo tipo de energia que até então era desconhecida a qual chamou de raios X. Como eram desconhecidos os efeitos dessa nova energia, quem estava constantemente em contato com a radiação acabava sofrendo dos efeitos dos quais hoje já conhecemos, por exemplo, quedas de cabelo, casos de câncer e podiam até haver amputação partes do corpo. Somente após 1904, descobriram o que os novos raios eram capazes de fazer, e foi após o falecimento de Clarence Dally, assistente de Thomas Edison, devido à exposição a essa nova energia, foi que médicos e físicos passaram a testar alguns tipos de materiais para ver quais seriam capazes de barrá-los. A Medicina Nuclear começou com Antoine Henri Becquerel com o estudo de materiais que produziam um tipo de radiação semelhante às emissões de raios X no ano de 1896. Por volta de 1930 começaram os primeiros exames radiológicos, passando a ser considerada uma maneira segura e não invasiva de diagnóstico para o paciente. Este trabalho conta com algumas informações retiradas de livros de história, artigos científicos e sites com matéria cientifica. Os equipamentos que conhecemos hoje existem graças a Röentgen pela sua descoberta e revolucionou o diagnóstico e as imagens no interior do corpo.

PALAVRAS-CHAVES: História da radiologia; Raios X; Doenças e proteção radiológica.

MEDIDAS DE SEGURANÇA EM RADIOLOGIA INTERVENCIONISTA

 MOTA, Amanda Aparecida Alves Ferreira

 

RESUMO

A Radiologia Intervencionista (RI) tornou o profissional das técnicas radiológicas cada vez mais presente no bloco cirúrgico, exposto à radiação ionizante. As medidas de proteção radiológica (PR) proporcionam ao indivíduo ocupacionalmente exposto (IOE) formas seguras de minimizar e acompanhar as doses recebidas. Porém, há subestimação dos Equipamentos de Proteção Radiológica (EPR’s) devido ao desconhecimento dos IOE sobre os danos causados pela radiação, além de não haver um controle rígido da exposição pela gestão hospitalar, em relação ao cumprimento das normas estabelecidas. O presente trabalho tem como objetivo apresentar as principais medidas de PR e as principais dificuldades na adoção destas, visando destacar sua importância na RI, proposto como revisão de literatura, realizado na base de dados Google Academy, utilizando como termos de busca: “Radiologia Intervencionista”, “Escopia”, “Proteção Radiológica” e “Dosimetria”. A partir deste trabalho foi possível inferir que a adoção de medidas necessárias para minimizar as doses recebidas pelos IOE é dependente da mudança de postura dos profissionais que lidam com a radiação ionizante em seu trabalho cotidiano. Apesar da necessidade de intervenções administrativas por parte da gestão hospitalar para garantir as condições ideais de segurança, é determinante o engajamento da equipe em relação ao uso correto dos EPR’s e à adesão dos programas de proteção radiológica. Portanto, gestão hospitalar e profissionais das técnicas radiológicas compartilham a responsabilidade sobre a segurança em Radiologia Intervencionista.

PALAVRAS-CHAVES: Radiologia intervencionista; Escopia; Proteção radiológica e dosimetria.

SEGURANÇA DO PACIENTE E RADIOPROTEÇÃO EM SERVIÇOS ODONTOLÓGICOS

BARROS, Oliveira Martins; LASEVICIUS, Cristina de Araujo

​

RESUMO

Trata-se de um estudo de revisão de literatura com o objetivo de identificar fatores que comprometem a segurança do paciente relacionados a não utilização da adequada proteção radiológica e identificar estratégias para a promoção da radioproteção em serviços de odontologia. Os fatores que comprometem a segurança do paciente durante a realização de procedimentos radiológicos odontológicos levantados foram: não utilização do avental de chumbo e protetor de tireoide pelo paciente e seus acompanhantes; tempo de exposição elevado;  não questionamento a pacientes sobre possível gravidez;  não revisão do aparelho de raios X;  filme armazenado erroneamente; utilização de método manual e inspeção visual na revelação do filme; ausência de negatoscópio; ausência de sinalização visual (trifólio); não utilização de posicionadores e o desconhecimento ou não cumprimento das normas básicas de radioproteção por cirurgiões-dentistas. As estratégias propostas apontam para o uso de sinalização de radiações ionizantes através do uso do trifólio na sala; aviso aos pacientes e acompanhantes sobre necessidade de uso do avental plumbífero e do protetor de tireoide; aviso sobre dar ciência ao cirurgião-dentista em casos de gestação; equivalência de chumbo das vestimentas com plúmbico; acondicionamento adequado do avental de chumbo; educação e engajamento dos pacientes; competência técnica, atualização profissional, conscientização e aplicação dos regulamentos de proteção radiológica pelos profissionais. Considera-se a importância da realização de novos estudos como subsídios para alocação de recursos e para o aprofundamento do tema, a fim de se garantir os princípios da radioproteção e a segurança do paciente em serviços de radiologia odontológica.

PALAVRAS-CHAVES: Proteção radiológica; Radiologia odontológica e radiação ionizante.

II CONGRESSO NACIONAL RADIOLOGIA EM FOCO

​

A OTIMIZAÇÃO DOS NÍVEIS DE RADIAÇÃO IONIZANTE E A PROTEÇÃO RADIOLÓGICA EM RELAÇÃO A QUALIDADE DA IMAGEM

SILVA, Gabrielle Nunes; HICKSON, Rosângela Silqueira; SANTOS, Vera Lucia Teodoro dos; FERREIRA, Thalita Lauanna Gonçalves da Silva; 

SILVA, Vinicius dos Reis

 

RESUMO

O presente estudo tem como objetivo verificar na literatura a relação da otimização dos níveis de radiação ionizante e a proteção radiológica em relação à qualidade da imagem. As radiações ionizantes são aquelas que apresentam energia suficiente para remover um elétron de um átomo, provocando uma vacância na camada da eletrosfera, como exemplo: as radiações alfa, beta, gama e raios-X. Já a proteção radiológica seria a correlação linear entre dose e efeito, mesmo para baixos valores de dose. A otimização se baseia no princípio “As Low As Reasonably Achievable” - tão baixo quanto razoavelmente exequível, que preconiza que as exposições devem ser mantidas tão baixas quanto razoavelmente possíveis. Algumas orientações europeias que estão relacionadas à qualidade da imagem implicam na possibilidade do diagnóstico, na dose de radiação empregadas ao paciente e na técnica adequada. A redução das doses de radiação dos protocolos de exames tendem a diminuir os níveis de radiação e a sua exposição sem comprometimento da qualidade das imagens, a fim de possibilitar a otimização e a proteção radiológica.

PALAVRAS-CHAVES: Radiologia; Otimização; Raios-x e controle de qualidade.

OSTEOPOROSE: UM ALERTA A SAÚDE MUNDIAL

SOBRINHO, Michele da Silva

 

RESUMO

A osteoporose é uma doença que ocasiona a diminuição da densidade mineral óssea (DMO) com alteração da microarquitetura esquelética. Afeta homens e mulheres. Atualmente, estima-se que há 200 milhões de pessoas no mundo com osteoporose e que, em 2020, haverá 270 milhões de pessoas com a doença na Índia e China. O objetivo deste artigo é falar sobre a osteoporose e a importância de conhecer seus fatores de risco, prevenção, diagnóstico e tratamento. Para atingir o objetivo foi realizada uma revisão da literatura médica através do estudo de artigos científicos. Os artigos foram pesquisados A pesquisa confirmou a importância de conhecer mais sobre a doença e seus aspectos gerais, além da necessidade de ampliar a conscientização sobre sua forma de prevenção e identificação de seus fatores de risco.

PALAVRAS-CHAVES: Osteoporose; Densitometria óssea e cálcio.

II CONGRESSO NACIONAL RADIOLOGIA EM FOCO

 

UTILIZAÇÃO DA BIOMICROSCOPIA ULTRASSÔNICA EM CASOS DE MELANOMA DIFUSO DE ÍRIS FELINO

SOUZA, Karoline Maia de; ANACLETO, Agatha Cristina Dias; ALBUQUERQUE, Gabrielle Silvestre Ribeiro Calheiros de; 

FERNANDES, Renata Avancini; PERLMANN, Eduardo; REIS, Daniela Alcântara Leite dos; SILVA, Marcos Vinícius Mendes da.

 

RESUMO

O melanoma difuso de íris é a neoplasia intraocular primária mais comum em felinos, com origem nos melanócitos da íris. Inicialmente, os gatos apresentam áreas multifocais de pigmentação, que tendem ao crescimento progressivo. A biomicroscopia ultrassônica (UBM) é um meio diagnóstico capaz de avaliar com maiores detalhes o segmento anterior do bulbo ocular, o qual possibilita determinar com precisão a espessura da íris. Foi relatado 2 casos de gatos com focos de pigmentação enegrecida na íris, após avaliação com a UBM seguido de histopatológico, diagnosticado melanoma difuso de íris onde havia evidente aumento da espessura da íris, e melanose difusa de íris, onde o exame por UBM mostrou normalidade de sua espessura. O exame de UBM pode avaliar anatomicamente a íris, corpo ciliar e ângulo iridocorneano sendo útil para diagnosticar lesões pigmentadas da íris em gato.

PALAVRAS-CHAVES: Gatos; Neoplasia em gatos; Ultrassom ocular e hiperpigmentação progressiva da íris.

II CONGRESSO NACIONAL RADIOLOGIA EM FOCO

 

A IMPORTÂNCIA DA RADIOGRAFIA INTRA-ORAL NO DIAGNÓSTICO DE AFECÇÕES ORAIS EM CÃES: RELATO DE CASO 

ALBUQUERQUE, Gabrielle Silvestre Ribeiro Calheiros de; SOUZA, Karoline Maia de; NAGY, Andreza; FERNANDES, Renata Avancini;

JUNIOR, Marco Antônio Ferreira da Silva; PRESCINOTTO, Thiago; SILVA, Marcos Vinícius Mendes da

 

RESUMO

A técnica intra-oral permite realizar um diagnóstico odontológico próximo ao ideal, diferentemente da técnica extra-oral. Foi realizado a técnica de radiografia intraoral em um cão com aumento de volume infraorbitário com o âmbito de diagnosticar a causa primária da lesão, já que o meio de diagnóstico pré-existente através da radiografia extra oral foi pouco conclusivo para tal afecção. A mesma é eficaz na detecção das estruturas adjacentes ao aumento de volume infraorbitário, encontrando até mesmo outras enfermidades na cavidade oral, mostrando-se a técnica de escolha para afecções.      

PALAVRAS-CHAVES: Radiografia; Extra-oral e intra-oral.

II CONGRESSO NACIONAL RADIOLOGIA EM FOCO

 

ASPECTOS RADIOGRÁFICOS DA OSTEOPATIA HIPERTRÓFICA EM CÃES

 SILVA, Marcos Vinícius Mendes; CASTILHO, Carolina Katayama;  FERNANDES, Renata Avancini; REIS,Daniela de Alcantara Leite

RESUMO

 O presente trabalho revisa a literatura médica veterinária a respeito da alterações radiográficas da osteopatia hipertrófica em cães. É uma doença que possui características osteoproliferativas periosteal generalizada nos ossos tubulares longos e curtos das extremidades distais dos membros, comumente relacionada com distúrbio cardiopulmonar ou com uma neoformação torácica. Os aspectos radiográficos visibilizados com maior frequência na OH são de neoformação óssea periosteal distribuída de forma simétrica, acometendo a região de diáfise dos ossos longos e falanges.

PALAVRAS-CHAVES: Radiografia; Osteopatia; Hipertrófica e cães.

Revista Encontro X (V.3 N.03-2019) ISSN 2596-0024

TIPOS DE GESTORES – CARACTERÍSTICAS IMPORTANTES PARA UM GESTOR DA ÁREA DE SERVIÇOS DE SAÚDE

 MENEZES, Vera Lucia de Amaral; ROCHA, Tatiana Goneli de Souza

 

RESUMO

Visto que o gestor de uma organização possui suma importância para o desenvolvimento de sua área de atuação. Sua postura e seu comportamento podem influenciar diretamente em sua gestão. O objetivo desse artigo é destacar quais os principais tipos de gestores e suas características, considerando como isto pode colaborar com um gestor de serviços de saúde. Tendo como base pesquisas em livros de gestão e artigos científicos. Foi possível destacar seis diferentes tipos de gestores (lideres), dentre os quais, as características de um gestor emergente e democrático se destacaram pela possibilidade de contribuir de forma significativa com o desenvolvimento de sua gestão em diversas áreas de atuação, como a área de serviços de saúde. O que também pode contribuir com o crescimento da organização.  PALAVRAS-CHAVES: Gestor; Perfil e características.

A IMPORTÂNCIA DOS EVENTOS CIENTÍFICOS NA FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO: ESTUDANTES, TÉCNICOS E TECNÓLOGOS EM RADIOLOGIA

PAZ  JÚNIOR, Valdetrudes 

 

RESUMO

Elucida sobre a importância dos eventos científicos como atividade extracurricular para formação dos técnicos e tecnólogos em Radiologia e profissionais. Avalia sobre a participação dos estudantes e profissionais em eventos científicos. Pondera que os eventos científicos estimulam a possibilidade de influência mútua entre os estudantes e os profissionais da área e fomenta o acesso às novas informações. 

PALAVRAS-CHAVES: Radiologia; Formação e evento científico.

OTIMIZAÇÃO DA DOSE DE RADIAÇÃO NOS PROCEDIMENTOS RADIOLÓGICOS DO CRÂNIO COM A MANUTENÇÃO DA QUALIDADE DA IMAGEM

SIMÃO, Ricardo Silva Simão; BARROS, Oliveira Martins de

​

RESUMO

Um dos grandes desafios para o setor de radiodiagnóstico é a ausência do controle da dose de radiação emitida durante a realização dos exames de raios X. O objetivo deste trabalho é comparar as doses de radiação emitida durante os procedimentos radiológicos em equipamentos de raios X convencional e digital para aquisição de imagens radiológicas. O estudo proposto oportunizará, em um ambiente realista, uma compreensão da quantidade de dose de radiação que o phantom de crânio recebe quando é submetido a exames de raios X em equipamentos convencionais e digitais. Trata-se de um estudo experimental comparativo entre as aquisições de imagens convencionais e digitais no estudo radiológico do crânio. Diante das diretrizes elencadas pela ANVISA e do Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR), fica evidente a necessidade de haver protocolos que deem subsidio a aplicação de fatores técnicos de energia na produção de imagens radiológicas, criando o compromisso de gerar a menor dose de radiação no paciente, com a preservação e manutenção da qualidade da imagem radiológica. 

PALAVRAS-CHAVES: Dose de radiação; Raios X convencional e raios X digital.

UMA REVISÃO SOBRE O MAIOR ACIDENTE RADIOLÓGICO EM ÁREA URBANA NO BRASIL

PAGANO, Amanda LaroccaALBERTI, Ariane; SILVA, Iago Estéfano Brito da; RIBEIRO, Maroan Soraia Santos Navas

 

RESUMO

O presente estudo tem como objetivo geral o levantamento bibliográfico, com base em artigos científicos, dissertações e teses sobre o acidente com o Césio-137. Um ano antes ocorreu o maior acidente nuclear do mundo no reator número 4 da usina nuclear de Chernobyl na antiga União Soviética. O drama vivido na Europa parecia bem distante do Brasil. O acidente radioativo com o Césio-137 ocorreu em Goiânia em setembro de 1987, depois que dois catadores de lixo recicláveis encontraram uma cápsula abandonada de um equipamento de radioterapia, onde em seu interior tinha cloreto de césio. Após desmontar o aparelho o sal de Césio-137 foi repassado para terceiros, quando então houve a contaminação. O acidente foi classificado como nível 5 (acidentes com consequências de longo alcance), porém a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) só foi acionada 16 dias após a abertura da cápsula. É considerado o maior acidente radiológico em área urbana. Nesse estudo é relatado todo o processo que levou ao acidente. às novas informações. 

PALAVRAS-CHAVES: Césio-137; Acidente radiológico; Contaminação; Radioterapia e radiologia.

PATOLOGIA APLICADA A RADIOLOGIA CONVENCIONAL: OSTEOSSARCOMA CANINO APLICADO A RADIOLOGIA CONVENCIONAL

ROMPINELLI, Bruna Santos; SILVA, Israel Santos; ALVES, Jenifer Apolinário; SANTOS, Karolline Francisca; JESUS, Thaina Marinho Azevedo; 

VALE, Vanessa Pereira Silva

​

RESUMO

O Osteossarcoma canino é o tipo mais frequente de tumores em cães, afeta na maioria das vezes ossos longos como úmero, radio e membros torácicos. Fatores de risco acometem a patologia em raças grandes ou gigantes, machos, de idade media, como o Pastor Alemão, Rottweiler, Dogue Alemão, Dobermann, São Bernardo, Setter Irlandês, Golden Retiver, Mastiff e Fila Brasileiro. Os primeiros sinais notáveis apresentados pelos animais são aumento de volume, dores, inchaço e dificuldade de locomoção. As metástases geralmente ocorrem no pulmão, os tipos menos comum de OSA são similares entre animais e humanos. O tratamento mais indicado é a amputação do membro afetado, removendo o tecido neoplásico, associada com a quimioterapia. Dentre alguns métodos para diagnostico a utilização do raio-x é o método mais utilizado para a identificação do tumor, o diagnostico pode ser feito também através da cintilografia óssea e biópsia para confirmação da patologia. O principal objetivo é verificar como a patologia osteossarcoma se comporta e se manifesta em cães, utilizando a radiologia convencional como diagnóstico.

PALAVRAS-CHAVES: Osteossarcoma; Cães; Diagnostico e metástase.

​

Revista Encontro X (V.3 N.02-2019) ISSN 2596-0024

AVALIAÇÃO DOSIMÉTRICA RESULTANTE DE PROCEDIMENTOS RADIOLÓGICOS VETERINÁRIOS REALIZADOS SEM A UTILIZAÇÃO DE LUVA PLUMBÍFERA

NASCIMENTO, Elias Teixeira; VIEIRA, Luiz Carlos Gracioli; MAZUTTI, Monique Luísa da Cunha 

 

RESUMO

Na radiologia veterinária, os radiologistas encontram dificuldades no uso de equipamentos de proteção individual, como por exemplo, as luvas plumbíferas. Os pacientes podem ser muito pequenos ou muito agitados, não permitindo que o radiologista consiga fazer a adequada contenção para o exame usando as luvas, obrigando-se a realizar o exame sem utiliza-las. Assim, este trabalho avaliou o levantamento da coleta de dados de um aparelho utilizado para medir a exposição de um indivíduo a radiação, o dosímetro de luminescência opticamente estimulada (OSLD). O aparelho foi utilizado no membro superior direito de um médico veterinário que não fez utilização da luva plumbífera no período de um ano, comparando com o levantamento de dose do dosímetro OSLD utilizado no avental de chumbo do mesmo. No final da pesquisa, foi feita uma análise de dados coletados com a norma vigente. O trabalho teve por objetivo demonstrar, através dos resultados obtidos, que a correta utilização do aparelho de radiografia e da dose de radiação são fundamentais para segurança radiologistas veterinários contra os efeitos deletérios da radiação ionizante.

PALAVRAS-CHAVES: Dosímetro; Limite de dose; Proteção radiológica e radiologia veterinária.

Curso pós-graduação lato sensu em Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética do Instituto Cimas
 
TROMBOEMBOLISMO PULMONAR COM DIAGNÓSTICO PELA TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA PULMONARY THROMBOLISM WITH DIAGNOSIS BY COMPUTERIZED TOMOGRAPHY

ARANDA, Beatriz Font; ALVES, Renato Soares

 

RESUMO

O diagnóstico do tromboembolismo pulmonar agudo é baseado na probabilidade clínica, uso do dímero D (quando disponível) e na avaliação por imagem. Os principais métodos de imagem utilizados no diagnóstico são tomografia computadorizada (TC), angiografia pulmonar e cintilografia ventilação-perfusão. Na última década vários estudos têm demonstrado que a TC espiral apresenta elevada sensibilidade e especificidade no diagnóstico de tromboembolismo pulmonar agudo. Uma melhor avaliação das artérias pulmonares tornou-se possível com a recente introdução dos equipamentos de TC espirais com multidetectores. Vários pesquisadores têm sugerido que a angiografia pulmonar por TC espiral deve substituir a cintilografia na avaliação de pacientes com suspeita clinica de tromboembolismo pulmonar agudo. Os autores discutem os principais métodos de imagem utilizados no diagnóstico de tromboembolismo pulmonar agudo enfatizando o papel da TC espiral.
PALAVRAS-CHAVES: Tomografia computadorizada; Tromboembolismo e pulmonar.

Revista Encontro X (V.3 N.01-2019) ISSN 2596-0024

I CONGRESSO NACIONAL RADIOLOGIA EM FOCO
​
ANÁLISE DOS IMPACTOS ÉTICOS E SOCIAIS NO ACIDENTE RADIOLÓGICO DE GOIÂNIA
LINHARES, Helder da Silva; OLIVEIRA, Auricely da Silva; PEREIRA, João Gabriel Baena; SOUSA, Nayara Melo; GAMA, Layse Martins; 
SILVA, Fernando Bezerra Romualdo da
 
RESUMO
Em 1987, o Brasil tornou-se palco de uma grave tragédia radiológica,envolvendo o elemento radioativo Césio-137, na cidade de Goiânia, estado de Goiás, que provocou quatro óbitos e inúmeras vítimas.São diversos os tipos de efeitos biológicos que a radiação ionizante (RI) pode provocar nos seres vivos, assim como são diversificados os quadros de sintomas. Tais fatores vão depender do nível de radiação à qual o tecido é submetido, bem como o tipo celular, além da quantidade de células alteradas pela radiação. Partindo do estudo desse caso, este artigo buscará explicar os efeitos da radiação ionizante, além de analisar os impactos éticos e sociais provocados por este acidente.
Esta pesquisa se baseou em uma revisão acerca dos danos emocionais ocasionados pelo acidente que fora realizada em dois momentos: no 9º e no 14º mês após o evento, recolhendo-se um total de 1.126 entrevistas com pessoas envolvidas direta ou indiretamente com o acidente. Tal pesquisa será comparada com as informações recolhidas em uma entrevista realizada, em 2017, com uma das vítimas do acidente, o Senhor Odesson Alves, que teve contato direto com o material radioativo.Ademais, a exposição à radiação provoca também sérios riscos sociais e emocionais às vítimas, assim, percebe-se que é preciso ainda amparo e acompanhamento médico, além de apoio psicossocial e econômico aos acidentados pelo Césio-137.
PALAVRAS-CHAVES: Radiação; Césio-137; Impactos éticos e impactos sociais.
I CONGRESSO NACIONAL RADIOLOGIA EM FOCO
 
A RESPONSABILIDADE DO PROFISSIONAL EM RADIOLOGIA NAS INSPEÇÕES DE SEGURANÇA NO SISTEMA CARCERÁRIO: UMA ABORDAGEM SOBRE RADIOPROTEÇÃO
LINHARES, Helder da Silva; MATOS, Jane Cecília Silveira de; SILVA, Fernando Bezerra Romualdo da
       
RESUMO
O Brasil possui uma das maiores populações carcerárias do mundo, e muitas vezes esses presidiários têm acesso a drogas e armas, o que torna comum o desencadeamento de rebeliões, fugas e mortes dentro dos presídios. Esses materiais chegam até eles por meio das visitas, que os levam escondidos sob a roupa ou dentro do corpo. Pensando em sanar essa situação, o Estado habilitou, em diversos sistemas carcerários, o os scanners corporais, visando detectar qualquer objeto estranho carregado por aqueles que vão ao presídio. No entanto, tais equipamentos não são manipulados por profissionais adequados, cabendo aos agentes penitenciários a manipulação dos bodyscans, ainda que sem treinamento. O resultado disso é a alta exposição à radiação, tanto das pessoas que passam pelo exame, quanto dos próprios agentes. Essa exposição pode levar a diversos problemas biológicos, tais como mutações, cegueira, queimaduras, ou até mesmo o aborto, no caso das mulheres gestantes. O objetivo principal desta pesquisa é compreender a realidade do uso de scanners corporais em presídios brasileiros, para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica em fontes acadêmicas e em revistas especializadas em radiologia, bem como se realizou uma entrevista com um agente penitenciário do Pará. Por meio da pesquisa, chegou-se à conclusão de que é imprescindível a contratação de profissionais legalmente habilitados em radiologia para lidar com os scanners corporais, uma vez que é preciso seguir normas de segurança para que os usuários não sofram consequências do uso inadequado do equipamento. 
PALAVRAS-CHAVES: Bodyscan; Radiação; Sistema carcerário e radiologia.
A UTILIZAÇÃO DE RADIONUCLÍDEOS FILHOS DO URÂNIO NA MEDICINA NUCLEAR DIAGNÓSTICA
CUNHA, Larissa Sthefane Santana; CARVALHO, Thatyane Gama
 
RESUMO
Esse trabalho tem como principal objetivo destacar a importância do urânio para a medicina nuclear diagnóstica, visto que a maioria dos radionuclídeos usados são filhos do urânio. Um deles é o tecnécio-99, que é utilizado em uma gama de exames da medicina nuclear, como cerebral, renal, cardíaco, entre outros.
PALAVRAS-CHAVES: Urânio; Radionuclídeos e medicina nuclear.
PROPOSTA DE UM NOVO MÉTODO PARA AVALIAÇÃO DA DOSE DE RADIAÇÃO PRIMÁRIA, SECUNDÁRIA E RETROESPALHADA EM APARELHO DE TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA
SANTOS, Hamilta Oliveira, ALMEIDA Filho, Francisco Almeida
​
RESUMO
Os equipamentos de radiologia convencional sofreram modificações durante os anos, desde descoberta dos raios X em 1895 por W. Röentgen. Tais modificações levaram a equipamentos mais avançados como os tomógrafos multislices, que são equipamentos com vários detectores e, portanto, determinam doses muito altas, tanto no paciente quanto no operador. A radioproteção avança mais timidamente do que a tecnologia utilizada nesses equipamentos, o que obriga, de tempos em tempos, a observância de novos métodos que levem a um avanço nas técnicas de proteção mais eficientes. O objetivo deste artigo é avaliar de forma técnica as dispersões de radiação ionizante dentro da sala no momento da realização do exame. As diretrizes impostas pelas portarias que cuidam da proteção radiológica dispõem de várias informações condizentes com a radiação de fuga, portanto a ideia deste artigo é mostrar através de pelo menos uma película fluorescente disposta em uma região da sala de exame, seguindo as orientações já impostas pelas portarias, porém ajustando alguns pontos para determinar se há probabilidade de dispersão não indicada. O trabalho realizado em hospital público de grande porte levou em consideração a dose em um phantom de abdômen, medida a partir das técnicas de protocolo padrão adulto, considerando a radiação primária, secundária e retroespalhada. Os resultados obtidos para o phantom de abdômen adulto devem levar à extrapolação para exames em crianças, num futuro próximo.
PALAVRAS-CHAVES: Tomografia computadorizada (CT); Calibração; Radiação X; Dose absorvida e radioproteção.

Ano 2018

Revista Encontro X (V.2 N.04-2018) ISSN-L 2526-2262

CORRELAÇÃO SOCIAL ENTRE PUBLICO E PRIVADO UM ENFOQUE SOBRE AS “FRONTEIRAS ECONOMICAS” E A “INCLUSÃO PERVERSA” NA SAÚDE

CADETTE, Paulo Junior

RESUMO

Examinamos a proliferação dos planos de saúde privados, tendo como foco a qualidade na privatização da saúde no país. Entender a dinâmica de inclusão dos cidadãos a esses planos, como se pensar a explosão dessas empresas, levando em consideração que a saúde, segundo o texto constitucional brasileiro (Art. 196 de 1988) do direito à saúde, “A saúde é direito de todos e dever do Estado...”? Mas devido à precariedade do sistema, aqueles mais abastados a migrarem para planos particulares. Contudo notam-se, pelas notícias, reportagens e artigos acadêmicos e livros que a situação depois de algum tempo, volta ser igual ao do sistema público de saúde, às carências acumuladas e à falta de rigor das agencias fiscalizadoras e reguladoras da saúde no país. E especificar diferentes estratos sociais atendidos pelos diferentes planos de saúde dentro da amostragem estudada. Analisar as diferentes lógicas de funcionamentos, ou seja, exigências burocráticas diferentes cobranças monetárias, formas de gestão, diretrizes empresárias. E por fim, demonstrar a inclusão perversa mascarada nos planos de saúde. Para referendar toda a pesquisa criamos questionários de pesquisa para a população utilizadora. Utilizamos também o conceito da socióloga Saskia Sassen sobre as fronteiras econômicas demonstrando uma dicotomia existente no atendimento médico hospitalar, independentemente das fronteiras geográficas já existentes no formato de atendimento, que também é ponto de preocupação, mas que fica em segundo plano quando observamos o poder econômico como fator determinante para escolha de diversas soluções no assistencialismo no Brasil.

PALAVRAS-CHAVES: Saúde; Inclusão Perversa; Fronteiras econômicas; Assistências médicas e planos de saúde.

PATOLOGIA DA PNEUMONIA PNEUMOCÓCICA NO DIAGNÓSTICO POR IMAGEM RADIOLÓGICA

AMORIM, Fernanda Gomes; PEREIRA, Taiane Roberta

RESUMO

A Pneumonia Pneumocócica é uma infecção pulmonar que geralmente aparece no inverno e sua maior incidência é entre os homens. Tem como agente causador a bactéria Gram-positiva. No sistema respiratório existem vários tipos de defesa como as opsoninas e os anticorpos. Para essa bactéria se alojar nos alvéolos é necessário que ela rompa várias barreiras de proteção, em caso generalizado os pulmões chegam a fibrosar. Na radiografia de tórax os vasos (artérias e veias pulmonares) são as estruturas mais facilmente identificadas e apenas os brônquios de maior calibre são visíveis, sendo o método mais eficaz para diagnóstico de doenças pulmonares.

PALAVRAS-CHAVES: Radiografia de tórax; Pneumonia pneumocócica; Pulmão e anatomia radiológica.

CONHECENDO RADIOGRAFIA PERIAPICAL, O DESCARTE DOS REJEITOS E OS IMPACTOS AO MEIO AMBIENTE

 DIAS, Amanda Guedes Gimenes

 

RESUMO

Este artigo tem a finalidade de apresentar a técnica de exame radiográfico periapical, o descarte dos rejeitos gerados e os impactos ao meio ambiente. Conta, através de um resumo breve, a história da radiologia na área odontológica e para conhecimento na prática, foi realizada uma visita em consultório odontológico que utiliza o equipamento convencional de radiografia periapical, no qual hoje ainda é o mais utilizado em consultórios de pequeno e médio porte. Na visita foi realizada uma entrevista onde a profissional explica as finalidades da radiografia periapical, são apresentados os materiais utilizados para o exame e o modo é descartado os rejeitos gerados após o procedimento.

PALAVRAS-CHAVES: Periapical; Rejeitos odontológicos e meio ambiente.

A IMPORTÂNCIA DA IRRADIAÇÃO COMO MÉTODO DE CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS

FEITOSA, Fabricio Aparecido Mota

RESUMO

Na irradiação de alimentos são aplicados, basicamente, por cinco tipos diferentes de ação, sendo as radiações: alfa, beta, gama, raios X e nêutrons. A diferença entre essas radiações está no grau de penetrabilidade, as radiações, alfa e beta, são menos penetrantes, enquanto os raios gama e raios X têm uma vasta capacidade de penetração. Esses últimos são os mais aplicados na irradiação de alimentos, que possuem as mesmas características e produzem os mesmos resultados no processo. Os raios gama são obtidos através do radioisótopo Cobalto 60 e a irradiação é feita por um aparelho denominado irradiador. Como funciona a irradiação de alimentos? Irradiação de alimentos é um processo básico de tratamento comparável à pasteurização térmica, ao congelamento ou enlatamento. O processo consiste em submetê-los, já embalados ou a granel, a uma quantidade minuciosamente controlada de radiação ionizante, por um tempo prefixado e com objetivos bem determinados. A irradiação funciona pela interrupção dos processos orgânicos que levam o alimento ao apodrecimento. Raios gama, raios X ou elétrons são absorvidos pela água ou outras moléculas constituintes dos alimentos, com as quais entram em contato. Isto é feito em uma câmara especial de processamento de alimentos por um tempo determinado.

PALAVRAS-CHAVES: Irradiação de alimentos; Tipo de radiação e a importância na conservação de alimentos.

Revista Encontro X (V.2 N.03-2018) ISSN-L 2526-2262

CORRELAÇÃO DA DOSE DE RADIAÇÃO ENTRE OS SISTEMAS CR E DR NO ESTUDO RADIOLÓGICO DO CRÂNIO

LUCAS, Julio Cesar Bezerra; BARROS, Oliveira Martins de; SIMÃO, Ricardo Silva

​

RESUMO

As imagens radiológicas proporcionam informações relevantes em relação à conduta sobre o diagnóstico e tratamento do paciente. Portanto, durante o processo de formação das imagens é importante a implementação de protocolos para manter a qualidade das imagens com a menor dose de radiação possível. Nas últimas três décadas, houve grande avanço na forma de capturar os raios X utilizando placas sensíveis em substituição aos chassis. As placas CR (Computed Radiography) utilizam material conhecido genericamente de “fósforo” capaz de gerar uma imagem latente que será convertida em imagem visível após ser lido por um leitor de placa IP (Image Plate). O sistema DR (Digital Radiography) permite uma conversão direta dos raios X e que, através de software, irá mostrar imagens direto em um monitor. Apesar das placas CR e DR obterem imagens de boa qualidade, as doses de radiação necessárias são variadas devido às diferentes sensibilidades. A proposta deste estudo é quantificar as doses de radiação nos dois sistemas para os exames de crânio, comparar os resultados e avaliar as ações necessárias e possíveis para se obter uma otimização de dose entre os sistemas, buscando beneficiar o paciente na redução de dose.

PALAVRAS-CHAVES: Placa de fósforo; Sistema CR; Sistema DR e dose de radiação.

​
 
LUXAÇÃO AGUDA DA PATELA - DIAGNÓSTICO COMPARATIVO ENTRE O EXAME DE RAIOS-X CONVENCIONAL E RESSONÂNCIA MAGNÉTICA
​CARNEIRO, Rodrigo Nascimento Kussano; PEREIRA, Vitoria dos Santos; ROCHA, Tatiana Goneli de Souza
 
RESUMO
A luxação aguda da patela é algo que ocorre como primeiro episódio provocando muita dor e possibilitando a ocorrência de lesões nas estruturas que compõem a região, principalmente no ligamento femoropatelar medial. Considerando esse fato, é necessária uma avaliação adequada do caso para que haja um diagnóstico correto. Tendo isso em vista, o objetivo desse trabalho é destacar de forma comparativa qual a participação dos raios X convencional e da ressonância magnética no diagnóstico da luxação aguda da patela. Para tanto, foram realizadas pesquisas em livros, artigos e foi feita uma entrevista no dia 24 de outubro de 2017 com o doutor Eduardo Aldana Vasquez (CRM: 14.309-SP) para identificar qual seria o melhor exame para esse tipo de diagnóstico. Com tudo, as informações obtidas demonstraram que embora os raios X convencional possa contribuir com a avaliação da presença de fraturas ósseas em caso de luxação, a ressonância magnética apresenta mais vantagens, pois além de avaliar partes moles, permite o estudo das estruturas em cortes, possibilitando uma avaliação mais integral da lesão e até mesmo contribuindo de forma significativa na escolha do tratamento adequado.
PALAVRAS CHAVES: Patela; Raios X e ressonância magnética.
 
MAMOGRAFIA PONTE QUE DEFINE A CERTEZA ENTRE O MEDO E A REALIDADE
XAVIER, Adriana Nogueira; LIMA, Ádila Tainá Nunes Chaves de; MAIA, Antônia Jordana Medeiros; BRITO, Tatiane dos Santos;
PAZ JUNIOR, Valdetrudes
RESUMO
O artigo aborda sobre um dos grandes vilões para as mulheres, relativos a prevenção que interfere diretamente ou indiretamente em sua saúde, colocando em risco sua vida, por medo de realizar o exame radiológico em Mamografia. A falta de informação faz com que muitas não façam a avaliação, acarretando assim, numa maior probabilidade de acometimento e inviabilidade de tratamentos precisos. Apresentaremos medidas simples e praticáveis que buscam minimizar esse quadro através da informação em interação com a comunidade, considerando que é uma questão social relevante e de interesse de todos, como prioridade elencamos a saúde da mulher em vista ser o maior percentual acometido, em parceria com suas famílias, incentivando-as a fazerem seus exames e mostrando a importância da radiologia no assunto.
PALAVRAS-CHAVES: Mamografia; Câncer de mama; Radiologia e prevenção.
 
MAPEAMENTO DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA SOBRE POSICIONADORES RADIOGRÁFICOS VETERINÁRIO PARA MEMBROS TORÁCICOS
ALMEIDA FILHO, Francisco Antonio de; SILVA, Ezequiel da
 
RESUMO
A Radiologia Veterinária está em grande expansão no Brasil, com isso o controle de qualidade é cada vez mais aperfeiçoado e exigido. Os posicionadores radiográficos veterinários, em especial, de membros torácicos são necessários para que haja exame por imagens fidedigno com a estrutura estudada, principalmente pelo fato de serem clientes não colaborativos. A maioria dos exames radiográficos são realizados com o animal acordado, sendo assim o ato de contenção não significa que o posicionamento do membro torácico está correto, já com os posicionadores podemos ter certeza de que não irá ocorrer distorção ou rotação da região de interesse, permitindo exames com alto padrão de qualidade. Este trabalho tem como objetivo realizar um levantamento tecnológico na base nacional com o propósito de diagnosticar e identificar as patentes relacionadas à Posicionamento Radiográfico de Membros Torácicos, a fim de elucidar o desenvolvimento de patentes científicas relacionadas a posicionadores radiográficos veterinários. Para isso, o mapeamento da inovação tecnológica foi realizado nas bases de dados do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Conclui-se que apesar de possuir grandes avanços tecnológicos em setores de diagnóstico por imagem veterinária, ainda há uma falta de interesse em produção de patentes relacionados à área.
PALAVRAS-CHAVES: Radiografias; Posicionadores; Inovação tecnológica e patente veterinária.

Ano 2017

GESTÃO POR COMPETÊNCIA: FATOR DETERMINANTE NA OBTENÇÃO DE RESULTADOS POSITIVOS
​RODRIGUES, Luciana Aparecida Salgado; MEIRELES, George Cesar Ximenes; RODRIGUES JUNIOR, Marcio Antonio
 
​RESUMO
A gestão pública vem sofrendo com a atuação de alguns de seus gestores que não evoluíram seus conhecimentos, habilidades e atitudes em relação ao ambiente e a evolução tecnológica. As organizações públicas de saúde apresentam características rígidas com gestão tradicional, não sendo compatível com atualidade, com isso a carência de qualificação é nítida nas áreas administrativas e gerenciais, demonstrando a real necessidade do gestor que realmente gerencie, com flexibilidade e com postura alcançando os objetivos organizacionais e a qualidade nos serviços prestados. O bom profissional deve ter capacitação para desenvolver projetos e traçar metas, assim, um gestor com deficiência administrativa e sem visão logística, não alcança os resultados esperados. A competência dos gestores é fator determinante na busca por resultados positivos nas organizações de saúde pública.
PALAVRAS-CHAVES: Gestão; Competência e administração hospitalar.

Revista Encontro X (V.1 N.03-2017) ISSN-L 2526-2262

ANALISE DA FIBROSE CÍSTICA BASEADO EM RADIOGRAFIA E TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA
BUENO, Evelin Carolina; MARINELLI, Isabelle Pereira
 
​RESUMO
A fibrose cística também conhecida como mucoviscidose, é uma doença que acomete a região pulmonar devido ao acumulo de secreção densas, também afeta a região do trato digestivo e outras regiões. Esta pode ser classificada em uma doença assintomática, genética, e autossômica, ela também pode ser comum em pessoas caucasianas e descendentes de europeus. Existem vários exames de imagem que podem ser realizados para diagnosticar a patologia, isto é, tem diagnósticos que são mais precisos para ter uma investigação mais ampla. Já os tratamentos são bem específicos como; remédios, terapias e fins médicos. Podem-se analisar muitas variáveis nesta patologia, porém se seguir todos os tratamentos e pedidos médicos, existe uma melhora da fibrose cística.
PALAVRAS-CHAVES: Fibrose císticam; Mucoviscidose e doenças pulmonares.
RADIOGRAFIA DE TÓRAX NO DIAGNOSTICO DA MYCOPLASMA PNEUMONIAE

SILVA, Rogers Alexandre Franco Matias

 

RESUMO
A Pneumonia quase sempre significa processo inflamatório agudo, na membrada alveolocapilar é onde faz a troca gasosa. A OMS recomenda a radiografia de tórax como o melhor método para diagnosticar Mycoplasma Pneumoniae. Essa bactéria é hoje um dos patógenos mais comuns de pneumonia bacteriana, diversos estudos sobre a mesma têm apontado ela como uma bactéria cada vez mais perigosa para a humanidade, sendo a radiografia de tórax um exame importantíssimo nessa Pneumonia.
PALAVRAS-CHAVES: Raios-X; Mycoplasma pneumoniae e pneumonia.

RAIOS-X DE TÓRAX APLICADO NO DIAGNÓSTICO DA TUBERCULOSE PULMONAR
CARNEIRO, Rodrigo Nascimento Kussano; PEREIRA, Vitoria dos Santos; ROCHA, Tatiana Goneli de Souza; SANTOS, Camila Correia dos
 
RESUMO
O objetivo desse trabalho é destacar qual a participação do raios-X de tórax no diagnóstico da tuberculose pulmonar. Foi desenvolvido através de pesquisas em artigos, livros de radiologia e uma entrevista feita no dia 27 de fevereiro de 2017 com o doutor Eduardo Aldana Vasquez (CRM: 14.309-SP).
PALAVRAS-CHAVES: Tuberculose pulmonar; Diagnóstico e raios-X.

Revista Encontro X (V.1 N.02-2017) ISSN-L 2526-2262

ANÁLISE DO CONTROLE DE QUALIDADE EM MAMOGRAFIA

ALMEIDA FILHO, Francisco Antonio de; BELLO, Priscilla

 

RESUMO

A evolução da modalidade de diagnóstico por imagem de mamografia vem se atualizando desde os tempos primórdios, isso ocorre pelo grande interesse da medicina diagnóstica em diagnosticar em tempo precoce os nódulos cancerígenos que afetam o tecido mamário. Dessa maneira, surge a mamografia digital, que são aparelhos de ultima geração capazes de detectar qualquer tipo de nódulos, e com esse avanço a necessidade de se criar filtros absorvedores é imprescindível e a alta tecnologia envolvida nessa área não para por aqui, cada vez mais irá surgir novos estudos, para que cada vez mais cedo venha se diagnosticar o câncer de mama e quanto mais precoce o diagnóstico, maior a chances de sua cura. Favorecendo assim e muito o paciente evitando intervenções mais agressivas como, por exemplo, a mastectomia.

PALAVRAS-CHAVES: Mamografia; Equipamento digital e análise de imagens.

 
ANÁLISE DOS MÉTODOS DE DIAGNÓSTICO COMUM E COM CARGA PARA HÉRNIA DE DISCO ATRAVÉS DA RESSONÂNCIA MAGNÉTICA

CICERO, Ednei da Silva

 

RESUMO

A ocorrência da hérnia discal se dá por diversos pequenos traumas na coluna, com essas lesões estruturalmente o disco acaba não suportando e rompe o anel fibroso intervertebral, traumatizando consequentemente a coluna. O objetivo do trabalho é Correlacionar e analisar a metodologia da Ressonância magnética comum e com carga utilizada no diagnóstico de hérnia de disco da coluna lombar. Analisando o comportamento mecânico da coluna durante a obtenção dos exames com carga.

PALAVRAS-CHAVES: Hérnia de disco; Coluna lombar; Dor e ressonância magnética.

 
COMPARAÇÃO DE RAIO-X E RESSONÂNCIA MAGNÉTICA EM ESTUDO DE COLUNA VERTEBRAL E INCIDENCIA EM HERNIA DE DISCO

BUENO, Evelin Carolina; MARINELLI, Isabelle Pereira

 

RESUMO

Este artigo proporciona esclarecer técnicas comparativas entre o raio-x e ressonância magnética. Apresenta os componentes presentes nas salas operacionais de cada modalidade de exame, destacando princípios básicos para aquisição de imagem em ressonância magnética e raio- X, ponderações adequadas para avaliação de hérnia discal avaliadas em T1 e T2, densidades, e frequências teciduais dentro das modalidades. Realçando todo preparo que antecede aos exames envolvidos na qualidade de imagem, contra indicações baseados na proteção do técnico de radiologia e do paciente.

PALAVRAS-CHAVES: Frequência tecidual; Hérnia; Ressonância magnética; Coluna vertebral e equipamento RX.

PROTEÇÃO RADIOLÓGICA APLICADA NA TÉCNICA DE RAIOS-X DE TÓRAX
CARNEIRO, Rodrigo Nascimento Kussano; PEREIRA, Vitoria dos Santos; ROCHA, Tatiana Goneli de Souza;
SILVA, Rogers Alexandre Franco Matias
RESUMO
OBJETIVO: Destacar os meios de proteção radiológica relacionados a técnica de raios-X de tórax, aplicados tanto para o paciente quanto para o profissional e acompanhante. METODOLOGIA: O estudo foi desenvolvido com base em livros, artigos e uma pesquisa feita com o tecnólogo Edson Pereira da Cruz (CRTR: 01720N) em seu ambiente de trabalho. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A radiografia de tórax é uma das mais solicitadas no setor de raios-X, implicando no uso de meios de proteção. Dentre eles, encontra-se os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para o paciente e o acompanhante. Já para o profissional, além de EPI existem barreiras protetoras, como os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC). Também pode colaborar com a proteção durante o exame, o uso adequado de técnicas de posicionamento e imobilização. CONCLUSÃO: Considerando que o raios-X de tórax é o exame radiológico de maior utilização a nível mundial, torna-se essencial o uso de técnicas e equipamentos de proteção. As técnicas de posicionamento e de imobilização são importantes para prevenir erros nas radiográficas, evitando a exposição desnecessária. Em relação aos equipamentos, alguns fatores externos como a terceirização do setor radiológico e a burocracia, podem ocasionar a ausência temporária de um ou mais EPI. Além disso, deve-se adotar uma postura de higienização bem efetiva entre os pacientes, eliminando o risco microbiológico.
PALAVRAS-CHAVES: Raios-X de tórax; Equipamentos de proteção, Técnicas de imobilização e posicionamento.

Revista Encontro X (V.1 N.01-2017) ISSN-L 2526-2262

A INTEGRAÇÃO DA RADIOLOGIA DIGITAL NA MEDICINA VETERINÁRIA – COM ÊNFASE EM AGILIDADE E QUALIDADE NA OBTENÇÃO DAS  IMAGENS PARA PRECISÃO DIAGNÓSTICA
                                                                                                          ALMEIDA FILHO, Francisco Antonio de; BELLO, Priscilla; SANTOS, Hamilta Oliveira

​

RESUMO
A digitalização no setor de diagnóstico por imagem veterinária está em pleno crescimento, onde a visão do Médico Veterinário em relação a agilidade e qualidade do exame está sendo primordial para a escolha do serviço com esta tecnologia, comparando com a revelação manual onde gera artefatos na imagem e na revelação automática onde gera gastos excessivos com químicos.
PALAVRAS-CHAVES: Radiologia; Veterinária; Equipamento CR e equipamento convencional.

 
A IMPORTÂNCIA DO MÉTODO DE PREVENÇÃO DE RISCO POKA-YOKE NO CENTRO DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM: COM ÊNFASE EM RAIOS-X – SOB A ÓPTICA DE OPERAÇÕES DE SERVIÇOS

ALMEIDA FILHO, Francisco Antonio de; BELLO, Priscilla

 

RESUMO

Devido ao grande avanço da área de diagnóstico por imagem, o uso da radiação ionizante tem sido cada vez mais utilizado, porém os exames que se fazem necessários em várias sessões ocasionam um grande risco à saúde e o surgimento de neoplasias pode ocorrer. O setor de gestão em operações de serviços preocupado com este fator visa a qualidade do serviço do técnico operador dos equipamentos de imagem e cada vez mais aprimora técnicas para que estes riscos sejam cada vez menores e o Poka Yoke é uma medida bem eficaz já que a sua ideia é de prevenção de riscos podendo ser usada em todos os setores.

PALAVRAS-CHAVES: Centro de Diagnóstico; Poka-yoke e operações de serviços.

LESÃO CEREBRAL TRAUMÁTICA E FORMAS DE ESTUDO COM A RADIOGRAFIA CONVENCIONAL

CARVALHO, José Hugo Lindemberg; DUARTE, Danielly de Melo; MARINELLI, Isabelle Pereira; PINTO, Evelin Carolina Bueno; 

SOUZA, Rosangela da Silveira

 

RESUMO

O traumatismo crânio-encefálico é uma lesão importante que desenvolve através de diversos fatores, este artigo cita em seu desenvolvimento a característica da patologia e formas de estudo por raios-x contemplando de ideias de possíveis tratamentos realizados pelo Médico responsável, a funcionalidade do exame de raios X convencional é demonstrar o quão eficaz é para um primeiro diagnostico clinico, oferecendo um estudo base da lesão craniana e identificando os problemas do agravamento, assim zelando com a saúde do paciente.

PALAVRAS-CHAVES: Fratura; Anatomia craniana; Radiografia; Traumatismo craniano; Meninges lesionadas e diagnóstico.

O USO DA TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA NO DIAGNÓSTICO DO ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL HEMORRÁGICO

SANTOS, Francisco de Assis Machado dos; FERREIRA, Camila Valentim; NASCIMENTO, Mariana Ferreira do; OLIVEIRA, Letícia Barros de; PONTES, Onaldo Silva de; SANTOS, Gustavo Dias dos

 

RESUMO

A partir da apresentação do projeto desenvolvido por Godfrey Hounsfield e Allan M. Cormack em 1967, a tecnologia de diagnóstico pelo método de Tomografia Computadorizada não parou de evoluir. Dos primeiros tomógrafos destinados basicamente ao estudo do crânio aos atuais tomógrafos helicoidal, as tecnologias tanto em equipamentos quanto em técnicas de aquisição de imagem vêm se aprimorando. O presente trabalho tem a finalidade de mostrar a importância das técnicas de tomografia computadorizada no diagnóstico do acidente vascular cerebral hemorrágico na atualidade.

PALAVRAS-CHAVES: AVCH; Tomografia computadorizada; Inovação tecnológica e imagem por TC.

TÉCNICA DE RADIOGRÁFIA PERIAPICAL - SOB A ÓPTICA DO TECNÓLOGO EM RADIOLOGIA

CIBOTO, Andrea Maria; REBOUÇAS, Aline Corrá; SILVA, Rosana de Almeida da

 

RESUMO
A radiografia periapical é um método de diagnóstico por imagem que utiliza radiação ionizante com a finalidade de radiodiagnóstico no campo da odontologia, sendo de caráter especifico para determinados estudos, porém as incidências periapicais são de maior uso em consultórios dentários, favorecendo o diagnóstico e abordagem clinica que o dentista irá realizar, a função do tecnólogo nesta área é apresentar exames detalhados e apresentando qualidade de imagem, proporcionando um resultado eficaz para o inicio do tratamento.
PALAVRAS-CHAVES: Radiologia; Odontologia e radiografia periapical.

bottom of page