Revista Encontro X (V.4 N.01-2020) ISSN 2596-0024.

Reunión X Magazine (V.4 No. 01-2020) ISSN 2596-0024.

APLICAÇÃO DO METAMATERIAL NO SEGMENTO DOS SETORES DE DIAGNOSTICO POR IMAGEM

DOMINGUES, Alessandro de Souza; NOGUEIRA, Dandara Daniel;  FERREIRA, Ezequiel Dias; SILVA, Jairo Jackson Santos da; AMORIM, Lucicleia Nascimento;  COSTA, Valcilene de Jesus; SILVA, Adailton Lourenço da

RESUMO

Este artigo apresenta a evolução da inovação tecnológica com a utilização de metamateriais que ao ser empregados em áreas de interesse pode se obter melhores resultados.

Os metamateriais esta revolucionando a engenharia com sua ampla tecnologia de aplicações, facilitando o domínio da ciência, e com isso varias áreas e pessoas serão beneficiadas com o uso desses metamateriais, equipamentos de diversos setores farão um melhor desempenho resultando em melhorias. A tecnologia cresce cada dia mais então devemos estar atentos a esses avanços tecnológicos.

PALAVRAS-CHAVES: Radiologia; Metamateriais; Setores Diagnóstico de Imagem.

MENSURAÇÃO DO ÍNDICE CARDIOTORÁCICO (ICT) COM BAIXA DOSE DE RADIAÇÃO UTILIZANDO PHANTOM DE TÓRAX ADULTO

ARAUJO, Denilson Silvestre; RODRIGUES, Silvia Cristina Martini; SILVA, Alessandro Pereira da; BOSCHI, Silvia Regina Matos da Silva; SCARDOVELLI, Terigi Augusto; NAUFEL, Daniel Zambusi; COLLA, Talita Gamallo; NASCIMENTO, Augusto Voltaire do; MARQUES, Márcio Alexandre; ALMEIDA FILHO, Francisco Antônio de; LIMA, Patricia Américo

  

RESUMO             

O estudo radiográfico do tórax constitui um método introdutório de rotina para avaliação de pacientes com doenças pulmonares, pleurais, mediastinais e do arcabouço ósseo torácico, sintomáticos ou assintomáticos, tornando possível evidenciar a evolução da doença. Observa-se que na prática é que para alguns pacientes em tratamento o acumulo de dose no organismo se torna exagerado, por isso há uma necessidade de diminuição dessa dose sem a perda da qualidade da imagem. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um protocolo que diminua a dose de radiação sem a perda de qualidade da imagem em exames de tórax em adultos, em que se avalia o índice cardiotorácico. Utilizou-se um aparelho de raio-X Sectional Chest Phatom SK200 e um phantom de tórax adulto corresponde a um adulto com altura de 1,70 cm e peso médio 75 kg. Foram obtidas 48 imagens utilizando esse phantom, sendo 24 da técnica convencional e 24 da técnica proposta neste trabalho (Técnica-teste). Foram colocados 2 dosímetros para cada técnica na região do quadrante superior esquerdo do phantom. As análises foram feitas utilizando-se os resultados dos dosímetros e de formulário de avaliação médica. Os valores encontrados nos dosímetros foram de 8,6 mSv no acumulado de 24 disparos para a técnica convencional e 6,6 mSv no acumulado de 24 disparos para Técnica-teste e o valor de Índice Cardiotorácico em AP do phantom foi de 0,49 e em PA foi de 0,43. Como resultado obtido evidenciou-se que baixando o kVp, mA e mAs as imagens mantiveram a qualidade proporcionando a possibilidade de um laudo eficiente, com isso diminuindo o índice de exposição do paciente. Conclui-se nesse trabalho a possibilidade dessa nova técnica fazer parte do protocolo de exames de tórax para o estudo do índice cardiotorácico.

PALAVRAS-CHAVE: Raio-X; Tórax; Dose de radiação; Sectional Chest Phatom SK200.

NANOROBO DESOBSTRUIDOR DE ARTÉRIAS, UM AVANÇO DA MEDICINA

ARAMAKI, Thamires Bottechia; PALMIERI, André Vinicius Magalhães; SILVA, Indalécia Melo; CORREA, Jonas Eduardo da Silva 

 

RESUMO

Este artigo apresenta uma abordagem sobre nanorobô, mostrando o avanço da medicina, em que permiti mostrar a manipulação e a observação de uma célula de modo direto, tornando tanto o diagnóstico quanto os tratamentos mais seguros e eficazes. Os nanorobôs poderão remover obstruções no sistema circulatório, matar as células cancerosas ou assumir a função de organelas subcelulares. O presente estudo tem como objetivo mostrar que os nanorobôs tratam ou previnem doenças no sistema circulatório substituindo o cateterismo (procedimento na radiologia intervencionista), como desobstruidor de artérias. Os mecanismos nano-tecnológicos podem vir a ser aplicados nas mais diversas áreas da medicina.

PALAVRAS-CHAVE: Nanorobô; nanomedicina; nanosensores; artérias; avanços; medicina.

ANALÍSE DA QUALIDADE DE VIDA NO AMBIENTE DE TRABALHO DOS PROFISSIONAIS DA RADIOLOGIA

PAGANO, Amanda Larocca;  CHIOCA, Lea Rosa

 

RESUMO

O trabalho ocupa um importante papel na vida do indivíduo, uma vez que ele passa boa parte do seu dia no trabalho. A relação entre qualidade de vida e trabalho é considerada um fator de grande impacto no desempenho dos profissionais da área da saúde. Este artigo teve como objetivo a aplicação de um questionário sobre qualidade de vida no ambiente de trabalho a 20 profissionais da área da radiologia (técnicos e tecnólogos) no pronto socorro da cidade de Ponta Grossa - PR. Com esse estudo notamos que os profissionais de radiologia sentem-se muito satisfeitos com seu trabalho (50% dos entrevistados), sendo que as principais respostas positivas englobaram aspectos técnicos da realização do trabalho, a estabilidade, e com 50% das respostas sendo muita satisfação ficou a sensação de realização que tem com o trabalho. Dentre os aspectos avaliados negativamente, os principais pontos foram com relação ao salário, volume de trabalho, chance de progresso, relacionamento interpessoal e em relação à política da empresa. Como conclusão tivemos um resultado satisfatório, de maneira geral para a maioria dos aspectos avaliados pelo questionário, havendo poucas perguntas que apresentaram um maior índice de insatisfação. Com isso foi possível pontuar os principais fatores positivos e negativos que possam estar influenciando a qualidade de vida no trabalho, visto que a qualidade de vida no trabalho contribui para o comprometimento com o trabalho, produtividade e motivação.

PALAVRAS-CHAVE: Satisfação; Estabilidade; Motivação; Técnicos e tecnólogos em Radiologia.

RAIOS-X DE JOELHO APLICADO NO DIAGNÓSTICO DE FRATURA POR ESTRESSE TIBIAL

POMMERENING, Lucas; ALMEIDA FILHO, Francisco Antonio de

 

RESUMO

As fraturas por estresse são rupturas microscópicas dos ossos, ocasionadas por um acúmulo de ondas de impacto. Podem se originar a partir de um aumento repentino da intensidade, volume ou mesmo de uma alteração no tipo de treino, sendo esta a causa principal. Este trabalho tem por objetivo destacar a aplicação do raio-x de joelho no diagnóstico de fratura por estresse tibial.

PALAVRAS-CHAVE: Joelho; Fratura por estresse; Raio-x; Diagnóstico.

A IMPORTÂNCIA DA TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA NO PLANEJAMENTO RADIOTERÁPICO EM CÂNCER DE PRÓSTATA

ALVES, Paulo Henrique Dutra; SILVA, Sidnei de Souza; DREHER, Ana Rosa Analia

 

RESUMO

O objetivo deste artigo é indicar a importância da tomografia computadorizada no planejamento radioterápico de câncer de próstata, visando junto às pesquisas, relatos e indicativos com índices literários, entender todo processo de simulação, desde as marcações fidedignas no corpo do paciente ou acessório até o momento de planejar todo o procedimento. Vão demonstrar também as diferenciações dos tomógrafos para planejamentos radioterápicos mostrando suas principais características. É importante ressaltar que em se tratando da radioterapia, o volume alvo deve ser bem definido considerando os volumes sadios poupando-os de sobredoses. Tal processo de suma importância não seria possível sem a presença da tomografia computadorizada.

PALAVRAS-CHAVE: Tomografia computadorizada; câncer de próstata; planejamento radioterápico.

ESCANOMETRIA DOS MEMBROS INFERIORES: Benefícios da utilização de equipamento de Raios X Digital na escanometria MMII.

BARROS, Marcelo Leonardo de; SIRAQUI, Emersoni2

 

RESUMO

O plano sagital divide o organismo ao meio em partes semelhantes separando em direito e esquerdo. Semelhantes porque existem poucas diferenças entre elas. Aproximadamente 70% da população apresenta desigualdade de membros inferiores, essa diferença pode, dependendo da classificação, atrapalhar a qualidade de vida. Essas diferenças podem ser funcionais ou estruturais e classificadas em discreta moderada ou grave. Além da análise clínica, o exame radiológico é o mais utilizado para essa análise. Por ser um exame rotineiro nas unidades de exames radiológico é importante que seja executado com eficiência e sempre que possível com a menor utilização de dose e de repetição de exame. Os equipamentos de Raios X digitais vem colaborar para a melhora da eficiência ao se produzir o exame radiológico. 

PALAVRAS-CHAVE: Escanometria; Raios X Membros Inferiores; Panorâmica Membros Inferiores.

II CONGRESSO NACIONAL RADIOLOGIA EM FOCO

RUPTURA DIAFRAGMÁTICA EM FELINO DOMÉSTICO – RELATO DE CASO

ANACLETO, Agatha Cristina Dias; FERNANDES, Renata Avancini; REIS, Daniela Alcântara Leite dos; SOUZA, Karoline Maia de; SILVA, Marcos Vinícius Mendes

 

RESUMO

As hérnias ou rupturas diafragmáticas acontecem quando há a interrupção na continuidade do diafragma, podendo ser congênitas ou adquiridas. Geralmente é decorrente de traumas, provocando o deslocamento dos órgãos abdominais para o interior da cavidade torácica. Consideradas raras, com incidência global de 0,8 a 5,8%, geralmente os cães são mais acometidos do que os gatos, sendo em sua maioria machos jovens, na faixa etária de um a dois anos, de pequeno porte, e sem raça definida; e em mais 94% dos casos encontram-se associadas a múltiplas lesões, com elevada morbidade e mortalidade. No presente trabalho, esta enfermidade foi estudada através de uma revisão de literatura e um relato de caso foi analisado. O mesmo é de um felino doméstico, fêmea, com aproximadamente três meses de idade, resgatado das ruas, que apresentava dificuldades respiratórias, sendo que a partir de exame radiográfico constatou-se a ruptura diafragmática, e posteriormente foi realizada correção cirúrgica.

PALAVRAS-CHAVE: Ruptura diafragmática; hérnia diafragmática; diafragma; trauma. 

II CONGRESSO NACIONAL RADIOLOGIA EM FOCO

SUBLUXAÇÃO ATLANTOAXIAL - RELATO DE CASO EM CANINO DA RAÇA CHIHUAHUA

ANACLETO, Agatha Cristina Dias; FERNANDES, Renata Avancini; REIS, Daniela Alcântara Leite dos; SOUZA, Karoline Maia de; SILVA, Marcos Vinícius Mendes

 

RESUMO

A subluxação atlantoaxial, também conhecida como instabilidade atlantoaxial e luxação atlantoaxial, é uma afecção que acomete principalmente cães de raças pequenas e geralmente jovens.  Esta enfermidade se dá a partir de uma instabilidade da articulação atlantoaxial, podendo ser uma doença de caráter congênito ou adquirido que causa compressão da medula espinhal e das raízes nervosas, resultando em cervicalgia e deficiências neurológicas em graus variáveis, como ataxia, tetraparesia ou tetraplegia. O objetivo do presente trabalho foi realizar uma breve revisão bibliográfica a respeito desta enfermidade, evidenciando suas principais características, e relatar um caso de ocorrência da mesma, acompanhado durante período de estágio voluntário.  

PALAVRAS-CHAVES: Subluxação; instabilidade; atlantoaxial; cães.               

APLICAÇÃO DA TERMOGRAFIA PARA PRÁTICA EM AVALIAÇOES DE LESÕES ARTICULARES EM CÃES UTILIZADOS PARA TORNEIO DE CORRIDAS.

SAMPAIO, Jean Paulo de Sousa; SILVA, José Jailson da; SILVA, Leticia Galdino da; SOUZA, Rute Maria Moreira; SOUZA, Valéria Queiroz de

 

RESUMO

A termografia é originalmente definida como um método de sensoriamento que possibilita a medição de temperatura e a formação de imagens térmica de um objeto ou corpo. Na medicina é um método por infravermelhos para análise não invasiva e não radioativa, capaz de visualizar funções fisiológicas relacionadas com a temperatura da pele. A termografia capta a luz infravermelha emitida pelo corpo através das alterações do fluxo sanguíneo e transforma em imagens. Proporciona um mapeamento visual da temperatura da pele, tornando possível ajudar no diagnóstico de diferentes patologias: lesões musculares, neurológicas, reumatológicas, doenças vasculares, ginecológicas, ortopédicas, e na medicina esportiva. Devendo não ser esse método utilizado como única alternativa de investigação. Na medicina veterinária, desde os anos 60 a termografia tem sido utilizada em equinos para a detecção de várias lesões ortopédicas. A partir daí, ela tem evoluído tornando-se uma importante ferramenta para auxiliar também no diagnóstico das patologias em cães. Tratando-se de um estudo experimental o objetivo desse trabalho é destacar qual a participação da aquisição de imagens por infravermelhos na eficácia de identificação de risco para métodos de prevenção de lesões, e como pode ser utilizado para ferramenta de treinamento para cães de corrida.

PALAVRAS-CHAVE: Termografia; método; temperatura.

CNPJ: 24.682.711/0001-51

Rua: Caçador, 34 - CEP: 02073-000

Tel. 11. 4262-0129 / Cel. 11. 97201-6585 (whatsApp)

email: artigoencontrox@gmail.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now